Primeira Classe

Mustang e XC40 perdem espaço

Veja quem ganhou em vendas no mês de setembro

Rafaela Borges

04 de out, 2018 · 8 minutos de leitura.

Novo Ford Mustang" >
Novo Ford Mustang
Crédito: Foto: JF Diorio/Estadão

O novo Ford Mustang e o SUV XC40, da Volvo, foram carros que impressionaram nos últimos dois meses. Em setembro, no entanto, ambos perderam o rebolado no ranking de vendas.

SAIBA MAIS

 

Publicidade


O mercado geral caiu, na comparação com agosto. Mais precisamente, 14,42% (considerando automóveis e comerciais leves).

O Volvo XC40 e o novo Ford Mustang, evidentemente, também tiveram vendas bem piores. O SUV, que havia somado 473 emplacamentos em agosto, registrou apenas 140 em setembro. A queda foi de 70,4%.

O Mustang teve 51 unidades vendidas em setembro, ante as 109 do mês anterior. O recuo foi de 53,2%.


 

OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO

 


XC40 no ranking

Mais do que perder vendas, o SUV da Volvo perdeu participação de mercado. Em agosto, o XC40 havia sido o carro de luxo mais vendido do Brasil.

Isso ocorreu graças à chegada da versão T4, a de entrada na linha, que fez os emplacamentos dispararem. Porém, em setembro, o XC40 ficou apenas na nona colocação do mesmo ranking (veja lista completa na galeria acima).

VÍDEO: SAIBA SE O C4 CACTUS ESTÁ MAIS PARA SUV OU HATCH


São duas as razões que levaram à queda do SUV. Uma delas é a alta do X1, que foi o carro de luxo mais vendido do mês passado. O modelo da BMW está em promoção.

O GLA, da Mercedes, é outro que está com descontos. “Com o sucesso do XC40, os rivais estão oferecendo diversos tipos de vantagens, o que é bom para o cliente”, diz o consultor de mercado Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive.


A outra é a famosa canibalização (fenômeno que ocorre quando um carro de uma marca tira vendas do outro). Com a chegada das versões a diesel e híbrida, a Volvo vem promovendo bastante o XC60.

Tanto que o SUV médio avançou bastante no ranking de setembro. Ele foi o sexto modelo de luxo mais emplacado do País. Isso acabou comprometendo o mês do utilitário menor.

“Esse movimento do mercado é comum. Se alguém vai pagar R$ 200 mil (caso dos clientes do XC40), acaba pagando um pouco mais para ter as novas tecnologias do XC60”, opina Garbossa.


Porém, as oscilações no mercado de luxo são bastante comuns. Tanto que houve vários donos do primeiro lugar no decorrer do ano. Além do XC40, já ocuparam a posição o Discovery, o Q3, o GLA e o Classe C.

No mês que vem, é provável que o XC40 volte a vender melhor que o XC60 e a brigar pelas primeiras posições do ranking.

 


Novo Ford Mustang no ranking

O novo Ford Mustang estreou no Brasil com sucesso explosivo. Chegou a vender 150 unidades em um mês. Além disso, ocupou, mais de uma vez, vaga na lista dos dez modelos de luxo mais vendidos.

Agora, o novo Ford Mustang caiu para a 18º colocação. Alarmante? Que nada! Ele já havia tido uma queda, antes de voltar à casa dos 100 exemplares, no mês passado.

 


CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Desta vez não fui ao Salão de Paris. Mas mesmo assim, Paris veio à sua timeline ??. Um dos meus favoritos do salão é a nova geração do BMW Série 3, carro que está entre os favoritos de todo entusiasta de verdade. Ele cresceu, ficou mais bonito, ganhou tecnologia e motor mais potente na versão 330i. Não, ele não vai ser feito no Brasil. A versão vendida aqui virá da Alemanha. Gostaram, amaram, não curtiram ou odiaram? ? Eric Piermont/AFP #bmw #paris #França #autoshow #france #luxo #job #fun #car #carro #instacar #lifestyle #luxury #instadaily

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

 


 

É um carro de R$ 300 mil, e com importações limitadas. Está fazendo um sucesso e tanto no País, para um veículo com preço tão alto, e sem atributos que o transformem em um veículo para usar no dia a dia, como os que têm os sedãs e os SUVs.

“A Ford pode estar com problemas de importação, o que é normal nesse tipo de veículo”, diz Garbossa. “O mais provável, porém, é que as vendas já tenham estabilizado, após a explosão inicial. Com o Camaro (rival do Mustang lançado antes no Brasil) aconteceu a mesma coisa.”


 

Ranking de marcas

Graças ao sucesso dos modelos X1 e Série 3, o quinto mais vendido entre os modelos de luxo, a BMW liderou o segmento em setembro. A marca somou 939 emplacamentos.

A Mercedes-Benz apareceu na segunda colocação, com 809 unidades emplacadas. A Audi retomou o terceiro lugar, que em agosto havia perdido para a Volvo. A alemã vendeu 586 carros.


Com isso, ficou exatas 100 unidades à frente da sueca. Mesmo com a queda do XC40, a Volvo conseguiu conquistar a quarta colocação, à frente da Land Rover, que teve 448 exemplares emplacados.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.