Há muitas novidades no mês de agosto para as vendas de carro, que divulgarei nos próximos textos. Uma delas é o desempenho do novo Ka, tema desta análise.
Olhando friamente os números do Ford renovado no início deste mês, a impressão é de que ele está até indo mal. Mas uma análise mais profunda mostrará que o que está ocorrendo é o contrário.
Agosto deverá, em volumes totais, ser um dos piores meses de vendas do Ford Ka. Entre os dias 1º e 27, o compacto de entrada somou 6.730 emplacamentos. Só vai superar fevereiro, que teve pouco mais de 6.500.
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No entanto, há um sintoma que permite afirmar que o novo Ka está, sim, indo muito bem. Trata-se do desempenho de seu irmão maior, o Fiesta.
O compacto premium, que passou por alterações no ano passado, se encaminha para seu pior mês de vendas em 2018. Até agora, em agosto, somou somente 960 emplacamentos.
Restando quatro dias para o encerramento do mês, o Fiesta deverá ficar bem abaixo de sua média anual, de 1.500 unidades vendidas por mês.
E qual é a razão da queda do Fiesta? A mais provável é a chegada do novo Ka. O modelo sofreu um “upgrade” e ficou bem mais próximo de seu irmão maior (entenda melhor abaixo).
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Novo Ka vai bem ou mal?
Em julho, o Ford Ka teve seu melhor mês de vendas em 2018. Foram emplacados 9.558 exemplares, número que o permitiu ultrapassar o HB20 para obter o segundo lugar no ranking de vendas.
E por que o modelo vendeu tanto? Porque a Ford estava desovando, com promoções, as unidades da linha antiga. Isso para preparar a chegada do novo.
VÍDEO: TUDO SOBRE O NOVO KA SEDAN
Com isso, é provável que a maioria dos exemplares vendidos em agosto seja apenas do novo Ka.
Como agosto é seu primeiro mês de vendas, a chegada às autorizadas é gradual. Os emplacamentos de um mês cheio devem ser observados apenas em setembro.
Por isso, mesmo não tendo vendas exuberantes, o novo Ka já está conseguindo derrubar o Fiesta. E, em setembro, é grande a possibilidade de que ele ganhe força na briga pela vice-liderança com o HB20.
Novo Ka ficou mais próximo do Fiesta
Quando a Ford lançou o novo Ka, perguntei a representantes da montadora se haveria reposicionamento na linha Fiesta. A resposta? Não!
Até agora, a Ford cumpriu sua palavra. Para o Fiesta, no entanto, isso não é nada bom. Ele ficou próximo demais do Ka, que passou a trazer novos câmbios, motor e central multimídia, além de visual repaginado.
Um dos trunfos do novo Ka é o conjunto motor-câmbio. Ele traz o casamento entre o novo 1.5 do EcoSport com o câmbio automático de seis marchas também utilizado no SUV.
O novo Ka automático parte de R$ 56.490. Enquanto isso, o Fiesta, apesar das atualizações, manteve o polêmico câmbio Powershift, automatizado que ganhou má fama no Brasil por causa de problemas decorrentes e de difícil solução.
Esse propulsor está disponível com duas versões de motor: 1.6 flexível e 1.0 turbo a gasolina. Mais caro que o irmão menor, o Fiesta automático parte de R$ 62.390.
Com a esperada baixa nas vendas, dá para esperar algumas mudanças na linha Fiesta no ano que vem. Se for seguir a tendência de mercado, o mais provável é que a Ford simplifique a gama, passando a oferecer apenas as versões que vendem mais. A conferir.
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