O início do novo Toyota Yaris, como já falamos anteriormente aqui no blog, não está sendo surpreendente. Faltando três dias de emplacamentos para o encerramento do mês (27, 30 e 31), o modelo está muito abaixo das expectativas da montadora.
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No lançamento, a marca estimou vendas de 5.800 unidades por mês. De 1º a 26 de julho, não chegou nem perto desse número. Por enquanto, foram 2.881 emplacamentos do novo Toyota Yaris (hatch e sedã).
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Isso significa fracasso? Muito longe disso, e por várias razões. Em primeiro lugar, o carro não teve pré-venda, ao contrário do Polo.
O processo de encomendas foi uma das razões de o Volkswagen “chegar chegando”. Porém, o Polo conseguiu se manter “bem na fita”, e hoje é o quarto carro mais vendido do Brasil.
Voltando ao novo Toyota Yaris, o sedã parece ainda não estar em processo total de vendas. Ele vai chegando aos poucos.
De 1º a 26 de julho, foram vendidas apenas 553 unidades do três-volumes. As outras 2.328 foram do hatch, que conseguiu uma vaguinha no “top 30”. No período, foi o 27º mais emplacado do País.
Com a soma dos próximos três dias de emplacamentos, deve se manter em torno dessa colocação.
Por fim, o primeiro mês é, no geral, sempre mais lento. Exceções são, além do Polo, o Kwid, que estreou como segundo carro mais vendido do País, em setembro do ano passado.
Já a estreia do novo Toyota Yaris está mais enquadrada em uma perspectiva normal. A tendência é de que ele decole nos próximos meses, gradualmente, aos poucos atingindo a meta da montadora. Ou não. Isso, saberemos em breve.
Veja também: 5 razões para comprar o Yaris e 5 para não comprar
Para comprar: dirigibilidade
Afora uma leve demora na aceleração (por causa do câmbio CVT), as respostas agradam, principalmente depois que o carro embala. A direção elétrica tem boas respostas, assim como os freios. A suspensão é confortável.
Para comprar: estilo
O Yaris tem visual com personalidade própria. A grade dianteira é volumosa, as lanternas são belas e a lateral tem linha de cintura alta. Nas ruas, não correrá o risco de ser chamado de "mini-Corolla", nem de "grande Etios".
Para comprar: espaço
A traseira tem piso plano, o que favorece a acomodação do eventual quinto ocupante. Embora a distância entre eixos não seja tão grande (2,55 m, tanto para o hatch como para o sedã), há boa área livre para pernas e cabeça. Quatro passageiros viajam com conforto.
Para comprar: mecânica
O Yaris emprega os dois motores do Etios (1.3 e 1.5, com um pouco mais de potência para compensar o maior peso), e o câmbio continuamente variável do Corolla. São sistemas confiáveis e testados.
Para comprar: itens de série
Desde a versão XL, básica, há controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, vidros elétricos nas quatro portas, etc. A partir da versão XL Plus Tech, há chave presencial e botão de partida. Teto solar e sete air bags equipam somente a versão de topo de linha, XLS.
Para não comprar: acabamento
O Yaris tem muito plástico rígido no painel e laterais, o que transmite sensação de simplicidade.
Para não comprar: autonomia
O tanque de 45 litros (o mesmo do Etios) limita um pouco a autonomia, principalmente com uso de etanol. Se fizer uma média de 7 km/l no uso urbano, um tanque será suficiente para somente 315 km.
Para não comprar: tecnologia
O Yaris nacional é baseado no modelo produzido na Tailândia. Ele é um pouco mais encorpado que o europeu, mas tem menos tecnologia. Na Europa, ele oferece versão híbrida e sistemas de manutenção em faixa e frenagem automática, por exemplo.
Para não comprar: preço
O Yaris parte de R$ 59.590, com motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas. Como comparação, o Volkswagen Polo 1.6 começa em R$ 56.090.
Para não comprar: pneus finos
Todas as versões do Yaris (seja hatch, seja sedã) empregam pneus 185/60, com rodas de aro 15. Parecem muito finos para o porte do carro.
Os carros que o novo Toyota Yaris derrubou
Uma das expectativas geradas pelo modelo, no entanto, estão rapidamente se confirmando. O novo Toyota Yaris já chegou derrubando as vendas de seus irmãos.
O principal afetado (e isso possivelmente já estava previsto pela própria Toyota) foi o Etios. De 1º a 26 de julho, o hatch veterano teve 1.573 emplacamentos. É, de longe, seu pior desempenho em 2018.
O carro vinha mantendo, desde o início do ano, uma média superior a 3 mil unidades vendidas. Em abril, chegou a quase 4 mil.
Quando o novo Toyota Yaris chegou, a marca simplificou a linha Etios, deixando apenas as versões mais baratas à venda. Já era previsto, portanto, uma queda, resultante da “canibalização” entre os dois hatches.
O sedã Etios também foi simplificado, e terá seu pior mês – mesmo com a estreia discreta do três-volumes do Yaris. Até agora, somou 1.050 emplacamentos. Até então, sua média superior a 2 mil unidades vendidas, com pico acima de 3 mil.
O mais espantoso, porém, é o que deve ocorrer no Corolla. Não dá para dizer que este será, certamente, seu pior mês. Até agora, somou 3.682 exemplares vendidos, mas pode ultrapassar os 3.869 de abril.
No entanto, fará um número bem pior que sua média do ano, de cerca de 4,5 mil unidades, com picos acima de 5 mil. Efeito novo Toyota Yaris? Certamente, sim.
De todo modo, esta deverá ser a pior posição do Corolla no ranking de vendas do ano. Por enquanto, é 12º colocado.
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