Primeira Classe

O carro novato que derrubou os ‘irmãos’

Em vendas, o novo Toyota Yaris ainda está abaixo da expectativa. Já na capacidade de 'canibalizar' os irmãos...

Rafaela Borges

27 de jul, 2018 · 5 minutos de leitura.

Novo Toyota Yaris" >
Novo Toyota Yaris
Crédito: Foto: Werther Santana/Estadão

O início do novo Toyota Yaris, como já falamos anteriormente aqui no blog, não está sendo surpreendente. Faltando três dias de emplacamentos para o encerramento do mês (27, 30 e 31), o modelo está muito abaixo das expectativas da montadora.

LEIA MAIS

No lançamento, a marca estimou vendas de 5.800 unidades por mês. De 1º a 26 de julho, não chegou nem perto desse número. Por enquanto, foram 2.881 emplacamentos do novo Toyota Yaris (hatch e sedã).

Publicidade


 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

Isso significa fracasso? Muito longe disso, e por várias razões. Em primeiro lugar, o carro não teve pré-venda, ao contrário do Polo.


O processo de encomendas foi uma das razões de o Volkswagen “chegar chegando”. Porém, o Polo conseguiu se manter “bem na fita”, e hoje é o quarto carro mais vendido do Brasil.

Voltando ao novo Toyota Yaris, o sedã parece ainda não estar em processo total de vendas. Ele vai chegando aos poucos.

De 1º a 26 de julho, foram vendidas apenas 553 unidades do três-volumes. As outras 2.328 foram do hatch, que conseguiu uma vaguinha no “top 30”. No período, foi o 27º mais emplacado do País.


Com a soma dos próximos três dias de emplacamentos, deve se manter em torno dessa colocação.

Por fim, o primeiro mês é, no geral, sempre mais lento. Exceções são, além do Polo, o Kwid, que estreou como segundo carro mais vendido do País, em setembro do ano passado.

Já a estreia do novo Toyota Yaris está mais enquadrada em uma perspectiva normal. A tendência é de que ele decole nos próximos meses, gradualmente, aos poucos atingindo a meta da montadora. Ou não. Isso, saberemos em breve.


 

Veja também: 5 razões para comprar o Yaris e 5 para não comprar

 


Os carros que o novo Toyota Yaris derrubou

Uma das expectativas geradas pelo modelo, no entanto, estão rapidamente se confirmando. O novo Toyota Yaris já chegou derrubando as vendas de seus irmãos.

O principal afetado (e isso possivelmente já estava previsto pela própria Toyota) foi o Etios. De 1º a 26 de julho, o hatch veterano teve 1.573 emplacamentos. É, de longe, seu pior desempenho em 2018.

O carro vinha mantendo, desde o início do ano, uma média superior a 3 mil unidades vendidas. Em abril, chegou a quase 4 mil.


Quando o novo Toyota Yaris chegou, a marca simplificou a linha Etios, deixando apenas as versões mais baratas à venda. Já era previsto, portanto, uma queda, resultante da “canibalização” entre os dois hatches.

O sedã Etios também foi simplificado, e terá seu pior mês – mesmo com a estreia discreta do três-volumes do Yaris. Até agora, somou 1.050 emplacamentos. Até então, sua média superior a 2 mil unidades vendidas, com pico acima de 3 mil.

O mais espantoso, porém, é o que deve ocorrer no Corolla. Não dá para dizer que este será, certamente, seu pior mês. Até agora, somou 3.682 exemplares vendidos, mas pode ultrapassar os 3.869 de abril.


No entanto, fará um número bem pior que sua média do ano, de cerca de 4,5 mil unidades, com picos acima de 5 mil. Efeito novo Toyota Yaris? Certamente, sim.

De todo modo, esta deverá ser a pior posição do Corolla no ranking de vendas do ano. Por enquanto, é 12º colocado.

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.