Primeira Classe

O dia em que o ‘Tema da Vitória’ tocou para Prost

Este vídeo interessante mostra o dia em que o “Tema da Vitória”, que ficou popularizado como “a música do (Ayrton)... leia mais

Rafaela Borges

26 de mar, 2014 · 3 minutos de leitura.

O dia em que o 'Tema da Vitória' tocou para Prost

Este vídeo interessante mostra o dia em que o “Tema da Vitória”, que ficou popularizado como “a música do (Ayrton) Senna”, tocou para Alain Prost. O fato completou 30 anos nesta terça-feira e ocorreu no Grande Prêmio do Brasil de 1984, no saudoso autódromo de Jacarepaguá – prova vencida pelo francês. A história completa está aqui.

Mas por que tocar o tema se foi um francês que venceu? A canção foi criada para ser o tema da Rede Globo na Fórmula 1 e tocou pela primeira vez no Grande Prêmio do Brasil de 1983 – com vitória de Nelson Piquet.

Publicidade


++Leia também:

Brasil tem a maior audiência da Fórmula 1

Galeria: despedida de Felipe Massa da Ferrari 


Nos anos seguintes, era o tema tocado após a bandeirada do Grande Prêmio do Brasil, independentemente do vencedor. Só em 1986 passou a embalar qualquer vitória brasileira na temporada, no País ou fora dele.

Além de Senna e Piquet, o “Tema da Vitória” embalou conquistas de Rubens Barrichello e Felipe Massa.

Em tempo: a última vez que foi ouvido pelos telespectadores da Rede Globo na Fórmula 1 foi em 13 de setembro de 2009, no Grande Prêmio da Itália, em Monza. Aquela foi a última vitória de Barrichello na Fórmula 1. E também a última de um brasileiro. E lá se vão quatro anos e meio…


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.