Aos 61 anos, Luiz Alberto Veiga é um nome importante na indústria automobilística brasileira. O designer de automóveis participou do desenvolvimento estético de dois dos modelos mais vendidos do País, o Gol e o Fox. Mas não são apenas nos carros que Veiga manifesta seu talento artístico. Ele é também um artista plástico, pintor e fotógrafo muito talentoso.
(Siga o Blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)
Veiga registra em suas obras temas variados. No dia em que conversou com o blog, estava de partida para Cuba, a fim de produzir um material fotográfico sobre o belo país da América Central. Os automóveis, no entanto, são o tema mais recorrente de sua produção.
Não à toa. Toda a carreira de Veiga foi construída na indústria automobilística. Ele já atuou na Chrysler e, na General Motors, era responsável pela produção de manuais de instruções para os operários da linha de montagem.
Então, chegou à Volkswagen e, por meio da divisão de caminhões, ainda muito jovem. E, por lá, está até hoje. Já passou alguns anos na matriz, em Wolfsburg, onde participou do projeto estético do Fox. Agora, de volta ao Brasil, é diretor de design da subsidiária nacional da VW.
Nas pinturas automotivas de Veiga, o tema mais recorrente é a pista. Carros de corrida de diversas épocas já foram pintados por eles. Desde os modelos dos primórdios do automobilismo, passando por protótipos de Le Mans e culminando em uma moderna Ferrari de Fórmula 1. Não, Veiga não “retrata” apenas modelos da Volks.
Pelo contrário. Ele pinta também modelos de outras marcas, mas, principalmente, cria seus próprios veículos em forma de pintura. Em sua obra, são comuns modelos futuristas, ou esportivos jamais imaginados por outra pessoa. Confira os destaques.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.