Entre os leitores do Jornal do Carro, é impressionante o carinho pelo Opala. O carro, inclusive, foi já eleito entre os internautas como aquele que deveria, sem dúvidas, receber releitura. Por essas e outras ele é, em minha opinião, um dos automóveis que mais “mitaram” no mercado brasileiro.
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“Mitar”, segundo o dicionário informal do Brasil, é se transformar em mito. Termo muito comum na internet, é atribuído a pessoas que fazem comentários engraçados, desses que recebem vários likes. Em outras palavras, é relacionado a sentimentos de admiração a coisas e pessoas que deixaram sua marca, em 15 minutos de fama ou para sempre.
Então, listei aqui alguns carros que, em minha opinião, “mitaram” no mercado brasileiro, além do Opala. Modelos que foram amados, desejados, inovadores e fizeram história.
Gostaria muito de contar com a participação de vocês nos comentários. Vocês concordam com a lista? Acrescentariam algum veículo, ou descartariam algum dos que listei?
Então, vamos lá.
Veja também: os carros mais queridos da história do Brasil
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VOLKSWAGEN FUSCA
Criado por Ferdinand Porsche, o Fusca nasceu para ser um carro popular ao povo alemão e seguiu a mesma lógica por aqui e ganhou o coração do brasileiro. Em 1959 ele começava a ser produzido por aqui e foi direto até 1986. Ele voltou a ser produzido em 1993 e saiu de linha de vez em 1996. Da sua mecânica surgiram vários projetos, como a Brasília, Variant II, SP2, entre outros. Ele ganhou gerações modernas, como o New Beetle e o Fusca, em 2011.
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FIAT UNO
Entre os carros mais queridos da história do Brasil, o Fiat Uno tem lugar cativo no coração de muitos brasileiros. O modelo que começou a ser produzido em 1984 teve muitas e variadas versões. Uma das mais lembradas é a Turbo. O nome segue em linha, porém o Uno 'original' com formato de botinha e estepe no motor deixou de ser produzido em 2013
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CHEVROLET OPALA
O Opala foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet no Brasil, em 1968. O modelo era baseado no Opel Rekord, modelo oferecido na Europa. Ele teve muitas versões e reestilizações durante a sua vida, que perdurou até 1992. O modelo teve motores quatro e seis cilindros e deu origem a uma família, com o sedã, cupê e perua Caravan
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FORD GALAXIE
Sinônimo de requinte e conforto, o Galaxie foi o primeiro carro produzido pela Ford no Brasil em 1967. Grande, caro, espaçoso e confortável, o modelo tinha ainda uma versão mais luxuosa, que atendia apenas por Landau e com a qual o carro foi até o final da vida no Brasil, em 1983.
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VOLKSWAGEN GOL
Presente até hoje na vida dos brasileiros, o Volkswagen Gol segue firme no mercado. O modelo que teve a missão de substituir o Fusca como o carro popular da marca, chegou às lojas em 1980 ainda com motor a ar e formato quadradinho. Hoje, na quinta geração, o modelo segue em breve para a sexta, que será produzida sobre a mesma base do VW Polo. Assim como o Opala, ele deu origem a uma família que teve modelos como a perua Parati, a picape Saveiro e o sedã Voyage. Uma das mais cultuadas versões é o esportivo GTI, que estreava a injeção eletrônica no País
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FORD ESCORT
Um dos carros mais populares da Ford no País, o modelo veio da divisão europeia da companhia. Ele viveu de 1983 a 2004 e veio para substituir o Corcel. Entre as versões básicas e mais completas, a marcante foi a esportiva XR3, que teve até opção conversível.
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VOLKSWAGEN KOMBI
Produzida sem interrupções entre 1950 e 2013, a Kombi era o carro oficial das grandes famílias no Brasil. Sua versatilidade como veículo urbano de carga e boa capacidade, a deixou em linha com variações da primeira geração até o final da vida. Sua maior mudança foi a chegada do motor 1.4 refrigerado a água, necessidade para atender as emissões de poluentes. Em 2013, ela não atenderia a necessidade de ter air bags e freios ABS e deu adeus
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CHEVROLET MONZA
Assim como o Opala, o Monza era uma derivação de um projeto da Opel, o Ascona. Ele foi produzido no Brasil de 1982 a 1996. Durante esse período era um dos carros mais modernos e luxuosos à venda no País. Na passagem de Michael Jackson pelo Brasil foi o carro usado pelo astro da música pop. Teve motores 1.6 (versão hatch), 1.8 e 2.0. Saiu de linha para a chegada do Vectra
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VOLKSWAGEN SANTANA
O Volkswagen Santana foi produzido no Brasil entre 1984 e 2001. O modelo teve motores 1.8 e 2.0 durante sua vida. Ele começou apenas com duas portas e depois ganhou quatro. Uma das versões mais emblemáticas foi a Executive, que tinha aerofólio e rodas BBS douradas, em 1989, além da injeção eletrônica
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CHEVROLET ASTRA
O Astra foi produzido no Brasil entre 1997 e 2011. O modelo também era um produto do braço europeu da GM, a Opel. Ele chegou antes como importado, em 1994, vindo da Bélgica. O hatch chamava atenção pelo estilo esportivo. Ele teve também uma versão sedã, com a traseira pronunciada. A versão mais marcante foi o GSi, que tinha motor 2.0 a gasolina de 136 cv apenas na variante hatch.
Chevrolet Opala
O Opala foi objeto de desejo do Brasil durante os anos 70, 80 e até mesmo no início dos 90, antes da abertura das exportações – e a chegada de carros de marcas luxuosas como BMW e cia.
Sinônimo de status e luxo, o Opala é um dos maiores “mitos” da indústria automobilística brasileira.
A versão Diplomata, então, era o verdadeiro carro de patrão.
O Opala teve uma longa carreira no Brasil. Foi feito de 1968 a 1992. Teve diversas versões, como a Luxo, a Gran Luxo e a esportiva SS, de 1971.
O Opala Diplomata, suprassumo do luxo, surgiu em 1980, quando a linha passou por uma profunda remodelação.
E quem não se lembra da novela “A Próxima Vítima”, que tinha um Opala com vidros escurecidos como um dos personagens principais. O Opala “mitou” também nas telas. Ele já virou livro também.
O Opala marcou época e deixou saudades ante o consumidor brasileiro, além de muito carinho.
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Escort XR3
A versão esportiva do Escort tinha carrocerias fechada e conversível e foi a sensação da juventude nos anos 80 e 90. Sonho de consumo, o Ford foi feito por aqui de 1983 a 1996.
Na época da Autolatina (aliança entre Ford e Volkswagen), usou motores 2.0 com até 122 cv. A versão XR3i teve, inclusive, bancos Recaro.
Fusca
Foi um dos carros com produção mais longeva da história do Brasil. E, por muitos anos, o que ficou mais tempo na liderança de mercado (até ser ultrapassado pelo Gol nesse feito).
O Fusca despertou paixão não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Tanto que ganhou duas gerações de releitura – a segunda saiu de linha no ano passado.
O carro original foi feito de 1959 a 1983, em primeira fase, e de 1993 e 1996, na segunda (Fusca “Itamar”).
Gol
Ele já não é o carro mais vendido do Brasil, mas manteve esse posto por 27 anos. Só este fato já garantem o Volkswagen na lista dos carros que “mitaram” no Brasil.
Mas há mais. Ele foi lançado em 1980 e, após seis gerações, se mantém firme na lista dos dez mais vendidos do País. Inclusive, foi o Volkswagen mais emplacado em 2018.
Corolla
Um mito mundial, ele sobreviveu no Brasil à redução do interesse dos consumidores por sedãs médios, por causa do crescimento dos SUVs compactos.
Está perdendo espaço neste ano (veja aqui), mas continua sendo um dos automóveis mais desejados do Brasil – por sua fama de inquebrável, de ser confortável e ter baixa manutenção. Construiu uma história e tanto em nosso mercado.
Onix
A presença de um carro tão novo no mercado (lançado em 2012) na lista pode parecer controversa. Explico: nem o Gol nunca foi tão líder quanto o Onix é agora.
O modelo fez história pois, desde meados de 2017, vem vendendo mais que a soma do segundo e do terceiro colocados. É um feito e tanto. Ainda mais em um segmento que tem ótimos integrantes, como HB20, Polo, Argo, Ka, etc.
EcoSport
Mais controversa que a presença do Onix pode parecer a do EcoSport. O modelo hoje já não faz bonito no mercado brasileiro.
Mas ele já deixou seu nome marcado na história. Talvez, sem o Eco, o mercado de SUVs compactos não tivesse hoje a representatividade impressionante que tem no País. Isso porque ele foi o primeiro utilitário esportivo derivado de modelo compacto. E obrigou a concorrência a se mexer e correr atrás. ‘Mitou’.
Veja também: 15 carros com consumo absurdo
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Carros 'gastões'
Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade - no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.