Primeira Classe

Os carros de luxo mais vendidos nos Estados Unidos

No mercado americano, volume do segmento é dominado por carros médios e grandes, ao contrário do que ocorre no Brasil

Rafaela Borges

30 de abr, 2017 · 4 minutos de leitura.

Lexus RX é o carro mais vendido dos EUA" >

Crédito: Martin Campbell/The New York Times

Esqueça Q3, GLA, A3 Sedan. Nos Estados Unidos, a lógica do consumidor prevalece também no mercado de carros de luxo: eles gostam mesmo é dos grandalhões. Não importa se eles custam mais: “carrinho”, mesmo que seja de marca premium, por lá não tem vez.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

É o oposto do que ocorre no Brasil. A lista dos dez carros de luxo mais vendidos nos EUA, aliás, não tem quase nada em comum com a brasileira (veja aqui). Apenas dois carros frequentam os dois rankings: Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3.

Publicidade


Além disso, os Estados Unidos têm muito mais marcas de luxo que o Brasil. Por lá, todas as “premium” atuam, afinal estamos falando do maior mercado de carros do mundo. Por aqui, são poucas, e muitas deram adeus recentemente (a exemplo da Aston Martin e da Bentley, esta com carros vendidos pela Caraigá, mas sem representação oficial).

Nos EUA, há ainda as marcas criadas exclusivamente para aquele país, como Infiniti (Nissan), Acura (Honda) e Lexus (Toyota). Por aqui, só temos a Lexus, cujos carros não aparecem nem na lista dos vinte mais vendidos. É nicho do nicho. Por lá, o modelo de luxo mais vendido é um Lexus, o jipão grande RX.

A Infiniti, por sua vez, chegou a anunciar que entraria no Brasil – divulgando, inclusive, que modelos traria. Mas aí veio a crise e a marca desistiu da operação local.


Outras marcas de luxo dos EUA que o Brasil não tem são Cadillac (da GM), Lincoln (da Ford) e Alfa Romeo (da FCA).

As marcas que mais aparecem na lista dos dez mais vendidos são Mercedes-Benz, BMW e Lexus. Já a Audi, que vem sempre brigando pela liderança no Brasil, tem apenas um carro no “top 10”, o Q5.

A Land Rover, apesar de ter o mercado americano como um de seus principais – ou talvez até mesmo o principal – não se destaca quando o assunto é grande volume. Por lá, nenhum de seus modelos está nem entre os 20 carros de luxo mais vendidos. No Brasil, há dois no “top 10”: Discovery Sport e Evoque.


À lista, então. Os números são os de vendas acumuladas de janeiro a março de 2017 e a fonte é o site Car Sales Base, que fornece diversas estatísticas sobre a indústria automobilística mundial.

1º Lexus RX – 21.641 unidades
2º Mercedes-Benz Classe C – 20.619
3º BMW Série 3 – 14.637
4º BMW X3 – 13.569
5º Cadillac XT5 – 13.454
6º  Mercedes-Benz GLE – 12.906
7º Lexus NX – 12.097
8º BMW X5 – 12.072
9º Mercedes-Benz Classe E – 11.870
10º Audi Q5 – 11.312

 


GALERIA: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS DO BRASIL EM MARÇO DE 2017

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.