Primeira Classe

Os (ex) carrões de Eike Batista

Coleção de supercarros do ex-bilionário já incluiu um raríssimo Mercedes-Benz SLR McLaren

Rafaela Borges

24 de fev, 2015 · 7 minutos de leitura.

Os (ex) carrões de Eike Batista
Crédito: Coleção de supercarros do ex-bilionário já incluiu um raríssimo Mercedes-Benz SLR McLaren

Era uma garagem de fazer inveja, cheia de esportivos, superesportivos, utilitários de luxo… Uma coleção de máquinas como esta requer um poder aquisitivo muito alto, como o daquele que era dono dos modelos, Eike Batista, mineiro radicado no Rio de Janeiro e já mencionado na lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes, na qual chegou a aparecer entre “os dez mais”.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Desde o ano passado, é a derrocada de sua fortuna, não mais a lista da Forbes, que vem colocando Eike Batista em evidência. Em vez de cumprir o objetivo de ser o homem mais rico do mundo, Batista teve, recentemente, a maioria de seus bens apreendidos. Nesta lista, chamaram a atenção os carros: um Lamborghini Aventador, um Porsche Cayenne Turbo S, um BMW X5 e um Land Rover Range Rover Evoque, entre outros.


Eike teve também um dos carros mais exclusivos dos últimos 20 anos, o SLR McLaren. Este modelo esteve em evidência recentemente, mas não por ter sido apreendido. Na semana passada, o filho do empresário, Thor, foi absolvido no processo por homicídio culposo relativo ao atropelamento e morte do ciclista Wanderson Pereira dos Santos em uma rodovia nos arredores de Duque de Caxias (SP). Na ocasião, Thor estava ao volante do SLR, que, após fortes danos resultantes do acidente, foi vendido.

Por fim, nesta terça-feira, o juiz que determinou a apreensão dos bens de Eike foi flagrado usando o Cayenne Turbo S do empresário (confira a história aqui).

Abaixo, saiba mais sobre os modelos mais legais que já fizeram parte da garagem de Eike.


MERCEDES-BENZ SLR MCLAREN

O primeiro SLR McLaren trazido ao Brasil, cupê, na cor prata, com preço de US$ 1,2 milhão à época, foi entregue a um fazendeiro do Rio Grande do Sul em 2006. É provável que este exemplar tenha pertencido também a Eike Batista, que pode o ter comprado do primeiro proprietário. Não se tem notícias de outras unidades do superesportivo no País.


O SLR McLaren foi o  primeiro modelo que ficou exposto na sala da casa do empresário, no Rio de Janeiro – depois, ganhou a companhia do Aventador (veja abaixo). Apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2003, o modelo foi produzido até 2010, quando foi substituído pelo SLS AMG.

Porém, na comparação com seu sucessor, o SLR é bem mais superesportivo, feito para competir com modelos de Ferrari e Lamborghini.

O motor do modelo é um 5.5 V8 sobrealimentado por compressor, com potência de 625 cv. De acordo com informações da Mercedes-Benz, o SLR McLaren vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge 334 km/h de velocidade máxima.


Entre os destaques do carro estão as portas com abertura do tipo tesoura, como nos Lamborghini. Foram feitas as versões cupê, como a de Eike, e conversível. Já a série especial Stirling Moss não tinha teto nem para-brisa.

LAMBORGHINI AVENTADOR


O modelo é o atual topo de linha da marca italiana. Apresentado no Salão de Genebra (Suíça) e lançado em 2012, ele substituiu o Murciélago.

O motor do superesportivo é V12, com 6,5 litros e absurdos 700 cv. De acordo com informações da Lamborghini, ele atinge mais de 350 km/h de velocidade e acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.

O superesportivo, que também ocupava lugar de destaque na sala da casa de Eike, tem produção limitada a 4 mil unidades. O exemplar do empresário, apreendido pela Justiça, era branco.


No Brasil, o carro está à venda pela importadora oficial da Lamborghini. Custa, atualmente, mais de R$ 3 milhões.

PORSCHE CAYENNE TURBO S


Estive recentemente no lançamento da versão atualizado do carro, com mudanças leves no visual e motor mais potente (confira detalhes e galeria de fotos). Na ocasião, executivos da Porsche informaram que apenas 1% dos clientes do Cayenne adquirem a versão topo de linha, a Turbo S. Eike Bastista é um dos integrantes deste restrito grupo.

Ou era, já que o modelo, na cor branca, apreendido recentemente, é o “personagem” principal da polêmica desta quarta-feira.

O exemplar de Eike é 2013/2014. Ou seja, anterior às atualizações aplicadas, já que o modelo renovado foi apresentado em janeiro, no Salão de Detroit (EUA), e agora está à venda no Brasil por R$ 969 mil.


O Cayenne Turbo S 2013/2014 tem motor 4.8 V8 turbo com 550 cv e 76,5 mkgf, acelera de 0 a 100 km/h em 4,5  segundos e atinge 283 km/h de velocidade máxima, conforme dados divulgados pela Porsche.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.