PESSOAL, RESPONDENDO A UM COMENTÁRIO DE LEITOR: NA EUROPA, O COMBUSTÍVEL É TARIFADO POR LITRO. A TARIFA POR GALÃO É NOS ESTADOS UNIDOS. (ATUALIZADA ÀS 17H06)
Entre meados de maio e o início de junho, percorri de carro Alemanha, Áustria, Suíça, Itália e França. Na ida, partindo de Munique, na Alemanha, com destino a Nice, na França, em viagem de 800 km percorrida principalmente por rodovias e com um carro de motor V8 aspirado a gasolina – ou seja, bem gastão -, já fui percebendo a extrema variação de preço. Porém, ainda sem entender muito bem o “comportamento” do automóvel que tinha em mãos, acabei o reabastecendo quando o combustível estava próximo do fim.
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
Leia mais:
– Como funcionam os pedágios na Europa (e como evitá-los)
Na volta, no entanto, eu não tinha pressa. O trajeto de retorno demorou diversos dias, com pernoite em várias cidades. E me planejei para economizar com combustível. Assim, eu abastecia o tanque só com o essencialmente necessário na Itália, por exemplo. Dos países visitados, este era o com combustível mais caro.
Já a Áustria… nossa, se fosse possível, eu compraria todo o meu suprimento de combustível por lá. Não é apenas o mais barato entre os países que visitei, mas também de toda Europa Ocidental.
A média de preço dos combustíveis na Áustria, considerando todo o país, é de 1,20 euro para o litro de gasolina e 1,09 euro para o diesel (preços cotados em maio). Porém, há variação, principalmente conforme a região do país – isso é válido para todos os locais visitados.
Na prática, encontrei a gasolina do tipo Super E10, a “comum” na Áustria, por mínimo de 1,28 euro o litro. A região do país visitada foi a noroeste, entre as divisas com a Suíça e a Alemanha. A cidade conhecida mais próxima é Innsbruck.
Já na Itália, a mais cara encontrada foi a 1,92 euro, também do tipo comum. Viu só como é imensa a diferença? A região visitada foi a Ligúria, cuja capital é Gênova. Por lá, há pontos turísticos conhecidos, como Portofino e Cinque Terre.
Apesar dos 1,92 euro, a média do valor da gasolina na Ligúria ficou em 1,68 euro. Considerando toda a Itália, a média para maio era 1,68 euro para a gasolina comum e 1,53 euro para o diesel.
Na teoria, de acordo com as médias nacionais de maio, o preço da gasolina para Suíça, França e Alemanha é bem semelhante, em torno de 1,45 euro. Na prática, não foi bem assim.
No sul da França, região da Riviera, ou Côte D’Azur, encontramos esse combustível pelo valor médio de 1,56 euro. Na Suíça, em trecho que passou por cidades como Lugano e Saint-Moritz, esta nos badalados alpes do país, a média era de 1,60 euro (equivalente, pois a moeda por lá é o franco suíço).
Já no sul da Alemanha, em direção a Munique, o valor estava mais baixo; em média, entre 1,40 e 1,42 euro.
ALGUMAS DICAS
– Os postos de rodovias não costumam ser mais caros que os das cidades, mas há exceções. Se você percorrer um trecho em que, durante 40 km, não há nenhum posto em uma rodovia, pode ter certeza que o valor será altíssimo logo no primeiro que você achar. Foi assim com o 1,92 euro da Itália – era o único posto disponível entre Gênova e Portofino.
– Mas como saber onde encontrarei o próximo posto? Geralmente, quando um longo trecho de rodovia ficará sem assistência de um posto de serviços, há uma placa com o aviso. Porém, dá para ver também no GPS do carro. É o que eu disse no post sobre os pedágios, na semana passada: abrir mão do GPS é a economia mais sem sentido do mundo.
– Se o seu negócio é economizar, alugue um carro a diesel. Na maioria dos países, ele é bem mais barato (veja abaixo). Mas, se você quer se divertir com um empolgante motorzão a gasolina, procure optar por um moderno turbo, principalmente se for de seis cilindros em diante.
– Procure nunca, jamais, encher o tanque em regiões com preço acima da média. Se for mesmo preciso reabastecer, coloque no tanque o suficiente para chegar ao próximo destino – ou ao próximo posto mais barato.
– Com exceção da Itália, na maioria dos países europeus pelos quais já viajei de carro (e isso inclui também Portugal, Espanha e Inglaterra, entre outros) não há frentista. Você mesmo abastece seu carro;
– Via de regra, funciona assim: você coloca o combustível no tanque e depois paga no caixa. Na base da confiança mesmo. Menos na Itália: quando não há frentista, é preciso pagar antes; só então a bomba será desbloqueada.
– Na França, há alguns postos sem atendimento humano, para quem precisa colocar combustível na madrugada, por exemplo. Você tem de pagar antes, com cartão de crédito, para a bomba ser liberada.
– Cuidado, mas muito cuidado mesmo, com o nome dos combustíveis. Na França, gasoleo é diesel. Gasolina, em alemão, é benzin. Na dúvida, veja as indicações na tampa do tanque do carro. Os modelos a gasolina sempre têm a indicação “S95”. Esse mesmo código, geralmente, estará também na bomba.
– Geralmente, há três tipos de gasolina e dois de diesel. Eu opto sempre pelo mais em conta. Afinal, na Europa, via de regra o combustível é de altíssima qualidade.
VEJA A TABELA MÉDIA DE PREÇOS (LITRO DE GASOLINA/DIESEL)
Áustria – 1,20/1,09 euro
França – 1,44/1,24 euro
Alemanha – 1,45/1,23 euro
Suíça – 1,47/1,53 euro (equivalente)
Itália – 1,68/1,53 euro
Espanha – 1,32/1,21 euro
Portugal – 1,56/1,32 euro
Holanda – 1,76/1,38 euro
Reino Unido – 1,53/1,61 euro (equivalente)
PREÇOS AFERIDOS EM MAIO
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.