Primeira Classe

A pergunta hilária que brasileiro fez a um concierge de carros

Brasileiros protagonizam momentos divertidos em serviço de concierge de carros da BMW

Rafaela Borges

21 de mar, 2019 · 6 minutos de leitura.

Concierge de carros" >
Botão de concierge de carros
Crédito: Foto: Volvo/Divulgação

“O Palmeiras tem mundial?” Essa é a pergunta mais hilária, entre diversas outras, que um brasileiro fez ao concierge de carros da BMW. A subsidiária nacional da marca alemã fez um levantamento sobre as questões mais interessantes que o público do País tem o serviço.

Para a BMW, a mais engraçada foi essa. Mas há outras perguntas interessantes. E não apenas perguntas. Você verá mais abaixo.

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O que é um concierge de carros

O serviço é oferecido por marcas de luxo e algumas generalistas. Nesse segundo grupo, o mais conhecido serviço de concierge de carros é o OnStar, da Chevrolet. Ele está disponível até para algumas versões do Onix.

A Volvo foi uma das primeiras marcas a oferecer o concierge de carros no Brasil. A BMW tem o serviço desde 2014.

No geral, o motorista aperta um botão no carro para acessar o serviço. Sem precisar usar as mãos, aciona a central de atendimento.


 

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Uma das principais funções do botão disponível de carros é agilizar o socorro em emergências, como acidentes, ou problemas como pneu furado, por exemplo.

Além disso, em veículos com rastreadores, o serviço também pode ajudar a livrar o motorista de apuros. Exemplo: o condutor está perdido em um local desconhecido. A central de atendimento pode auxiliá-lo.


Porém, também faz o papel de concierge de carros. Em contato com a central, o motorista pode ter dicas de restaurantes, hotéis e outros pontos de interesse. As indicações são enviadas ao GPS, diretamente pela central, para que o condutor não precise usar as mãos.

O concierge da BMW

A central de atendimento aos clientes da BMW fica em Barcelona, na Espanha. No entanto, o atendimento é feito quase sempre em português (por brasileiros ou portugueses).

Apenas em casos de emergência pode ser selecionado um assistente que não fala português para auxiliar, caso não exista atendentes fluentes em nosso idioma imediatamente. Nesse caso, a conversa pode ser realizada em inglês.


O levantamento feito pela BMW do Brasil teve como objetivo apurar quais são os hábitos e desejos do cliente do País, e algumas descobertas são hilárias.

Além da pergunta sobre o Palmeiras ter ou não conquistado o Mundial de Clubes, é muito comum os brasileiros questionarem para que time torce o atendente. E eles acionam a central apenas para saber isso.

Outra constante no concierge de carros fica por conta dos clientes que procuram a central simplesmente para bater papo com o atendente.


Estão no trânsito, por exemplo, e querem conversar. O concierge de carros está pronto para atender essa demanda também.

Por enquanto, o serviço de concierge de carros da BMW é gratuito para os clientes da marca.

Assistente pessoal

O BMW Série 3 (leia avaliação aqui) passa a trazer também um assistente pessoal com inteligência artificial. O sistema opera de maneira semelhante ao do Google, ou ao Siri, da Apple.


Porém, nós o testamos, e ele não é capaz de responder perguntas como “O Palmeiras tem mundial?” ou a clássica “Quem matou Odete Roitman” (na novela global “Vale Tudo”). As “conversas” que ele consegue ter são bem mais restritas.

Um exemplo: se você disser ao assistente que está entediado, ele responde: “Que pena! Já tentou usar o modo Sport Plus do Série 3” – e automaticamente aciona essa função.

Ou seja: para bater papo, ao menos por enquanto a inteligência artificial do sedã não vai ajudar. Melhor recorrer mesmo ao concierge de carros.


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