A vida anda boa para a Porsche e péssima para a JAC. Neste ano, tanto o Porsche 911 quanto o JAC J3 tiveram 80 unidades vendidas no Brasil – de janeiro a junho.
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
O mesmo número tem interpretações completamente diferentes para as duas montadoras. No caso da Porsche, estamos falando de um carro cujo preço inicial é de cerca de R$ 510 mil.
Além disso, o 911 tem versões que custam mais de R$ 1 milhão. Outro ponto a favor do Porsche é o crescimento que teve em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi de nada menos que 175%.
Isso num contexto em que a indústria de carros de luxo, como um todo, está caindo (leia aqui). A Porsche, aliás, é a única marca premium que cresce no Brasil.
A razão do amplo crescimento é a chegada da nova geração do 911. O esportivo ficou mais caro, mas também muito mais moderno e tecnológico – num segmento nada sensível a preço.
O J3, por outro lado, custa R$ 37.990. É mais barato que os modelos de mesmo porte – que, aliás, são os líderes do mercado.
Os carros com que o J3 deveria concorrer são Onix, HB20 e Ka, por exemplo. A marca chinesa, porém, vem há anos enfrentando problemas no Brasil.
De um início promissor, tendo Faustão como garoto-propagando, a marca foi vendo suas vendas despencarem. Várias concessionárias fecharam.
FATORES
As razões foram, entre outras, as políticas destinadas pelo Inovar-Auto (regime automotivo que está em fim de ciclo) aos importadores. Para uma marca de baixo custo, como a JAC, alta de imposto pesa bastante.
Outro fator importante é a defasagem do carro, que foi perdendo espaço diante da modernização dos modelos brasileiros desse segmento.
Por fim, o brasileiro, principalmente os que compram carros mais simples, são muito sensíveis a fatores como pós-venda e desvalorização. A JAC não conseguiu ainda a confiança desses clientes, que optam por marcas mais tradicionais ou, ao menos, mais mundialmente relevantes.
GALERIA: OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO
1/20
Panoz Esperante GT1
O Panoz Esperante GT1 tem motor de 608 cv e preço de US$ 890 mil (R$ 2,776 milhões)
2/20
Pagani Huayra
Com preço de US$ 1,070,500 (R$ 3,339 milhões), o Pagani Huayra atinge velocidades de até 360 km/h, movido por seu motor de 729 cv
3/20
Apollo Arrow
O Apollo Arrow custa US$ 1,100,000 (R$ 3,432 milhões) e tem motor 4.0 biturbo V8 da Audi com 1013 cv.
4/20
Nio EP9
Construído na China, o Nio EP9 é dotado de 1359 cv e custa "apenas" US$ 1,200,000 (R$ 3,744 milhões)
5/20
Mazzanti Evantra Millecavalli
Produzido em apenas 25 unidades, esse hipercarro tem motor de 1013 cv e preço de US$ 1,200,000 (R$ 3,744 milhões)
6/20
Arash AF10 Hybrid
Esse supercarro britânico custa US$ 1,500,000 (R$ 4,680 milhões) e entrega incríveis 2108 cv com um motor V8 de 6.2 litros e quatro motores elétricos
7/20
SCG 003S
Com produção restrita a somente três unidades, o SCG 003S tem 811 cv e preço de US$ 1,800,000 (R$ 5,616 milhões)
8/20
Zenvo TS1
Atingindo velocidades de 321 km/h, o Zenvo TS1 conta com um motor V8 com dois superchargers e 1179 cv. O preço? US$ 1,800,000 (R$ 5,616 milhões)
9/20
W Motors Fenryr Supersport
O design estravagante desse carro casa perfeitamente com o motor 4.0 V8 e biturbo de 912 cv. O preço fica na faixa dos US$ 1,850,000 (R$ 5,772 milhões)
10/20
Koenigsegg Regera
Além da beleza, o Regera tem um motor biturbo V8 e três motores elétricos, trazendo a potência total para a casa dos 1520 cv e o preço para US$ 1,900,000 (R$ 5,772 milhões)
11/20
Lamborghini Centenario
Com um preço de US$ 1,900,000 (R$ 5,928 milhões), esse supercarro tem sua produção restrita a 40 unidades e possui um motor de 769 cv
12/20
Ferrari LaFerrari Aperta
Apesar de não oferecer um preço oficial, estima-se que uma unidade do LaFerrari Aperta saia por US$ 2,200,000 (R$ 6,864 milhões). O esportivo tem motor de 963 cv.
13/20
Pagani Huayra Roadster
O Pagani Huayra Roadster tem motor AMG V12 de 762 e custava (pois todas as unidades novas foram vendidas) US$ 2,400,000 (R$ 7,488 milhões)
14/20
Ferrari J50
A Ferrari J50 tem motor 3.9 V8 e 699 cv. Assim como LaAperta, seu preço de US$ 2,500,000 (R$ 7,800 milhões) é apenas uma estimativa
15/20
Bugatti Chiron
O hipercarro, que teve apenas 500 unidades produzidas, possui motor de 1520 cv e preço de US$ 2,600,000 (R$ 8,112 milhões)
16/20
Pagani Huayra BC
Com produção limitada a apenas 20 unidades, o Pagani Huayra BC tem motor de 799 cv e preço de US$ 2,600,000 (R$ 8,112 milhões)
17/20
Icona Vulcano Titanium
Com motor de 6.2 V8 de um Corvette ZR1 de 679 cv, o Icona Vulcano Titanium acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos
18/20
Aston Martin Valkyrie
Sem preço oficial, mas estimado em US$ 3,000,000 (R$ 9,360 milhões), o Valkyrie tem motor V12 da Cosworth e atinge velocidades de até 321 km/h
19/20
W Motors Lykan Hypersport
A W Motors, de Dubai, equipou o Lykan HyperSport com um motor 3.7 biturbo com seis cilindros em linha desenvolvido em parceria com especialistas da Porsche. Cada unidade sai por US$ 3,400,000 (R$ 10,608 milhões)
20/20
Lamborghini Veneno Roadster
Custando US$ 4,500,000 (R$ 14 milhões), o preço de uma ilha pequena, o Lamborghini Veneno Roadster foi produzido em apenas 9 unidades. Sua motorização é V12 de 6,5 litros de 760 cv.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.