O Range Rover Velar, da Land Rover, tem despertado paixões no Brasil. Todo mundo que quer um SUV e tem cerca de R$ 300 mil para investir considera levar esse novo modelo.
LEIA TAMBÉM
Já os que não têm R$ 300 mil para investir sonham em ver, um dia, um Range Rover Velar em sua garagem. Pois então, apaixonados por SUVs, eu tenho uma informação para vocês: esse carro tem poucas características valorizadas pelos clientes atuais de utilitários-esportivos.
Há ótima capacidade off-road, é claro. Afinal, estamos falando de um autêntico Land Rover. Porém, não é a aptidão fora de estrada o fator mais valorizado, atualmente, por quem quer um SUV.
Utilitários-esportivos se tornaram sinônimo de carro familiar. Precisam entregar espaço, amplo porta-malas e praticidade. O Range Rover Velar não tem nada disso. Ele não é apertado nem tem capacidade para bagagem irrelevante, mas, por suas dimensões, deixa a desejar nesses aspectos.
Não que ele faça questão de ser um destaque nesses quesitos. Pelo contrário: a Land Rover tem outros carros para quem precisa de espaço, porta-malas, flexibilidade… O Discovery é o melhor exemplo.
O Range Rover Velar é sobre visual arrebatador, sobre estilo de vida. E também sobre tecnologia. Sua cabine futurista foi a primeira a trazer o novo desenho do interior da Land Rover, agora também adotado nos dois Range Rover maiores (Vogue e Sport).
O Velar, na verdade, pode ser considerado a perua da Land Rover. Não no aspecto dirigibilidade, mas no visual e na proposta. Dependendo do ângulo em que se olha, ele até parece uma perua.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM MAIO
Quem é o Range Rover Velar
Por ter terceira coluna inclinada, característica de cupês, o Range Rover Velar acaba desapontando em espaço e porta-malas.
Os números dão a impressão de que o carro é generoso nesses aspectos. São 2,88 metros de entre-eixos e 673 litros de capacidade de bagagem. Porém, além de ter túnel central alto, prejudicando o passageiro do meio, o Velar fica devendo em espaço para as cabeças (por causa do rebaixamento do teto).
Além disso, mesmo sendo bastante largo (2 metros), acomoda bem atrás apenas dois adultos. O teto inclinado também prejudica a acomodação de bagagens no porta-malas.
O comprimento (4,8 metros) e, principalmente, a largura, acabam transformando o Range Rover Velar, no dia a dia, em um SUV grande convencional, com todos os seus inconvenientes. Ele é difícil de manobrar e colocar em vagas mais apertadas, sem contudo entregar em espaço interno a amplitude que suas dimensões sugerem.
Por outro lado, é um SUV que dá muito prazer a seu motorista. As respostas da direção são excelentes, e deixam o carro muito divertido de guiar. Não dá para dizer que ele é um exemplo de bom desempenho em curvas. Sua carroceria inclina demais nessas situações (e essa é sua maior diferença para as peruas).
Por que comprar o Range Rover Velar
No quesito tecnologia, suas duas telas centrais são um espetáculo. Muito fáceis de usar e intuitivas, elas concentram quase todas as funções dos carros.
Por ali, você controla ar-condicionado, sistema multimídia e diversas funções do banco. Tem aquecimento e massageador em diversos níveis, por exemplo.
Na mesma central dá para comandar os modos de condução e os níveis de atuação da tração 4×4. Os botões no volante multifuncional também são muito charmosos, pois trazem mostradores virtuais e acendem e apagam quando se liga e desliga o carro.
Virtual também é o painel de instrumentos, totalmente configurável. Nele, o motorista vê o que quer. Há ainda o sistema de som da Meridian com altíssima fidelidade e projeção impecável.
O Velar é um carro cuja cabine faz seu motorista se sentir muito bem. Bonito e tecnológico, o interior é desses do qual não dá vontade de sair.
O visual do Range Rover Velar é um capítulo à parte. Nos últimos anos, foi o segundo carro que guiei que mais chamou a atenção das pessoas nas ruas (o primeiro colocado dessa lista é o Mustang). Ele provoca deslumbramento.
Por fim, o Range Rover Velar, na versão 3.0 V6, anda muito bem. Mesmo sendo pesado, traz 380 cv, 45,9 mkgf de torque e câmbio automático de oito marchas. Esse conjunto proporciona ótimas respostas ao SUV.
Então, se você quer agilidade, estilo, cabine que mais parece um lounge futurista e tecnologia, vá de Velar. Se espaço e praticidade são indispensáveis, e você deseja ter um Land Rover, vá de Discovery.
O Range Rover Velar tem preços entre R$ 291 mil e R$ 445.500.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.