O Range Rover Velar, da Land Rover, tem despertado paixões no Brasil. Todo mundo que quer um SUV e tem cerca de R$ 300 mil para investir considera levar esse novo modelo.
LEIA TAMBÉM
Já os que não têm R$ 300 mil para investir sonham em ver, um dia, um Range Rover Velar em sua garagem. Pois então, apaixonados por SUVs, eu tenho uma informação para vocês: esse carro tem poucas características valorizadas pelos clientes atuais de utilitários-esportivos.
Há ótima capacidade off-road, é claro. Afinal, estamos falando de um autêntico Land Rover. Porém, não é a aptidão fora de estrada o fator mais valorizado, atualmente, por quem quer um SUV.
Utilitários-esportivos se tornaram sinônimo de carro familiar. Precisam entregar espaço, amplo porta-malas e praticidade. O Range Rover Velar não tem nada disso. Ele não é apertado nem tem capacidade para bagagem irrelevante, mas, por suas dimensões, deixa a desejar nesses aspectos.
Não que ele faça questão de ser um destaque nesses quesitos. Pelo contrário: a Land Rover tem outros carros para quem precisa de espaço, porta-malas, flexibilidade… O Discovery é o melhor exemplo.
O Range Rover Velar é sobre visual arrebatador, sobre estilo de vida. E também sobre tecnologia. Sua cabine futurista foi a primeira a trazer o novo desenho do interior da Land Rover, agora também adotado nos dois Range Rover maiores (Vogue e Sport).
O Velar, na verdade, pode ser considerado a perua da Land Rover. Não no aspecto dirigibilidade, mas no visual e na proposta. Dependendo do ângulo em que se olha, ele até parece uma perua.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM MAIO
15º Volvo XC90
74 unidades vendidas
14º Audi Q5
90 unidades vendidas
13º Mercedes-Benz GLC
94 unidades vendidas
12º Volvo XC40
121 unidades vendidas
11º Audi A3
123 unidades vendidas
10º Ford Mustang
148 unidades vendidas
9º Land Rover Range Rover Evoque
169 unidades vendidas
8º Mercedes-Benz CLA
210 unidades vendidas
7º Mercedes-Benz GLA
241 unidades vendidas
6º Volvo XC60
249 unidades vendidas
5º Audi Q3
305 unidades vendidas
4º BMW X1
349 unidades vendidas
3º BMW Série 3
382 unidades vendidas
2º Land Rover Discovery/Discovery Sport
407 unidades vendidas
1º Mercedes-Benz Classe C
430 unidades vendidas
Quem é o Range Rover Velar
Por ter terceira coluna inclinada, característica de cupês, o Range Rover Velar acaba desapontando em espaço e porta-malas.
Os números dão a impressão de que o carro é generoso nesses aspectos. São 2,88 metros de entre-eixos e 673 litros de capacidade de bagagem. Porém, além de ter túnel central alto, prejudicando o passageiro do meio, o Velar fica devendo em espaço para as cabeças (por causa do rebaixamento do teto).
Além disso, mesmo sendo bastante largo (2 metros), acomoda bem atrás apenas dois adultos. O teto inclinado também prejudica a acomodação de bagagens no porta-malas.
O comprimento (4,8 metros) e, principalmente, a largura, acabam transformando o Range Rover Velar, no dia a dia, em um SUV grande convencional, com todos os seus inconvenientes. Ele é difícil de manobrar e colocar em vagas mais apertadas, sem contudo entregar em espaço interno a amplitude que suas dimensões sugerem.
Por outro lado, é um SUV que dá muito prazer a seu motorista. As respostas da direção são excelentes, e deixam o carro muito divertido de guiar. Não dá para dizer que ele é um exemplo de bom desempenho em curvas. Sua carroceria inclina demais nessas situações (e essa é sua maior diferença para as peruas).
Por que comprar o Range Rover Velar
No quesito tecnologia, suas duas telas centrais são um espetáculo. Muito fáceis de usar e intuitivas, elas concentram quase todas as funções dos carros.
Por ali, você controla ar-condicionado, sistema multimídia e diversas funções do banco. Tem aquecimento e massageador em diversos níveis, por exemplo.
Na mesma central dá para comandar os modos de condução e os níveis de atuação da tração 4×4. Os botões no volante multifuncional também são muito charmosos, pois trazem mostradores virtuais e acendem e apagam quando se liga e desliga o carro.
Virtual também é o painel de instrumentos, totalmente configurável. Nele, o motorista vê o que quer. Há ainda o sistema de som da Meridian com altíssima fidelidade e projeção impecável.
O Velar é um carro cuja cabine faz seu motorista se sentir muito bem. Bonito e tecnológico, o interior é desses do qual não dá vontade de sair.
O visual do Range Rover Velar é um capítulo à parte. Nos últimos anos, foi o segundo carro que guiei que mais chamou a atenção das pessoas nas ruas (o primeiro colocado dessa lista é o Mustang). Ele provoca deslumbramento.
Por fim, o Range Rover Velar, na versão 3.0 V6, anda muito bem. Mesmo sendo pesado, traz 380 cv, 45,9 mkgf de torque e câmbio automático de oito marchas. Esse conjunto proporciona ótimas respostas ao SUV.
Então, se você quer agilidade, estilo, cabine que mais parece um lounge futurista e tecnologia, vá de Velar. Se espaço e praticidade são indispensáveis, e você deseja ter um Land Rover, vá de Discovery.
O Range Rover Velar tem preços entre R$ 291 mil e R$ 445.500.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.