O ranking de SUVs deve passar por reviravolta no mês de agosto. Após chegar a amargar um quinto lugar em vendas do segmento, o Renegade vai assumir o primeiro lugar.
De acordo com prévia recebida pela reportagem, de 1º a 29 de agosto o carro registrou 4.096 emplacamentos. Faltando dois dias para o encerramento do mês, dificilmente ele será ultrapassado.
Isso porque o segundo colocado somou, no mesmo período, 3.873 unidades vendidas, o que já garante uma boa vantagem para o Renegade.
E qual foi o segundo colocado? Nem Compass, nem HR-V. Foi o Creta, lançado no início deste ano. O carro já dava sinais de que faria um bom mês – na primeira quinzena, chegou a liderar o segmento -, deve conseguir fechar agosto na liderança.
Porém, a batalha não será fácil, pois ele é seguido de perto pelo HR-V. O modelo da Honda registrou, de 1º a 29 de agosto, 3.804 emplacamentos. A briga pelo segundo lugar será acirrada nesses últimos dois dias do mês.
Já o Compass, que vinha frequentemente liderando o segmento, perdeu espaço. Ele deve fechar agosto na quarta colocação, a mesma que ocupa agora. De 1º a 29 de janeiro, o Jeep teve 3.595 unidades emplacadas.
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DESEMPENHO DO 2.0 FLEXÍVEL NÃO EMPOLGA
O propulsor até tem respeitáveis 166 cv, mas o torque só aparece em rotações elevadas e pede paciência (e pé embaixo) ao motorista em ultrapassagens e subidas mais íngremes.
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CONSUMO ELEVADO NA VERSÃO FLEXÍVEL, PODE CHEGAR A 6 KM/L COM ETANOL NA CIDADE
O 2.0 flexível tem desempenho mediano e ainda cobra bastante na hora de abastecer. Com gasolina o cenário melhora um pouco e o tanque grande ainda dá uma ajudinha na autonomia, mas as visitas ao posto ainda serão constantes.
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RUÍDO DE TRAVAMENTO E ABERTURA DAS PORTAS MUITO ELEVADO
Dá para acordar a vizinhança com o apito alto e estridente que os atuais modelos de Jeep e Fiat emitem ao fechar e abrir portas.
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CÂMBIO DE NOVE MARCHAS DA VERSÃO DIESEL É INDECISO
No geral, a transmissão é boa, mas pode ficar indecisa entre qual das nove marchas usar. Isso ocorre principalmente na cidade, quando se pede mais agilidade.
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ACABAMENTO PODERIA TER ENCAIXES MELHORES
Materiais não chegam a ser ruin, mas espaços entre as peças é grande e finalização poderia ser mais cuidadosa.
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MONITOR DE PONTO CEGO É MUITO SENSÍVEL
Criado para ajudar o motorista a saber se há um carro ou moto no ponto cego, sistema se torna particularmente irritante em situações de trânsito mais pesado, onde detecta (e faz questão de avisar ao motorista) até mesmo motocicletas simplesmente passando entre os carros mesmo que não haja intenção de mudar de faixa. O barulho, ao menos, pode ser desligado pelo computador de bordo.
A leve queda do Compass pode ter a ver com a evolução do Renegade. Como os dois carros são da mesma marca, é normal haver “canibalização” (briga por clientes) entre eles.
Quanto ao Renegade, resta saber se houve mesmo uma maior inclinação do consumidor ao produto, ou se a Jeep fez uma grande venda direta neste mês. Esses dados só serão divulgados no dia 1º de setembro.
Neste mês, o carro ganhou novas versões para a linha 2018.
OUTROS DESTAQUES DO RANKING DE VENDAS
O Kicks, nacionalizado recentemente, conseguiu manter seu quinto lugar em vendas. Ele registrou 2.978 emplacamentos.
O Ford EcoSport dá sinal de que voltará com força à briga. Na primeira quinzena, ele estava mal em vendas, mas seus emplacamentos decolaram em seguida, após a chegada da linha 2018 (repleta de atualizações) às concessionárias.
Com 2.206, o Ford já garantiu o sexto lugar no ranking de vendas. Em setembro, provavelmente voltará a brigar com os líderes.
O sétimo lugar ficou com WR-V, que somou 1.605 unidades vendidas. O monovolume é considerado SUV no ranking da Fenabrave, a associação das concessionárias.
Duster, Captur e Tracker fecharam o “top 10”. Eles tiveram, respectivamente, 1.273, 984 e 968 emplacamentos no período.
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Banalização
No PEB, programa de etiquetagem veicular feito pelo Inmetro, os veículos são separados por categorias. Na lista de utilitários-esportivos (SUVs) compactos, há diversas surpresas: estão lá diversos hatches, monovolumes, peruas... Vários listados como SUVs não poderiam jamais ser considerados utilitários. Porém, conforme o Inmetro, para ser um SUV o carro tem de cumprir dois, de quatro requisitos: vão livre do solo mínimo de 20 cm, ângulo de entrada a partir de 23° e de saída a partir de 20° e ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°. Com isso, qualquer carro com suspensão elevada pode ser chamado de utilitário, o que acaba gerando uma tremenda distorção. Não é à toa que o slogan do hatch Kwid é "O compacto dos SUVs". A propósito, ele só não está nesta reportagem pois ainda não foi listado no PEB. Veja quais são os carros que só o Inmetro (e talvez suas próprias fabricantes) considera SUVs.
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Fiat Uno Way
Sério isso, Inmetro? O Uno é SUV?
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Uno Way
A Way é a versão com suspensão elevada do HATCH COMPACTO Uno.
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Citroën Aicross
Um estepe na tampa traseira não é capaz de transformar um C3 Picasso em um SUV. Não mesmo.
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Citroën Aircross
Talvez, este modelo pudesse ser considerado um crossover, por trazer características de dois tipos de modelo, hatch e monovolume.
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Renault Sandero Stepway
Não, Inmetro. Ele não é SUV. É só o HATCH COMPACTO Sandero com suspensão elevada.
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Fiat Weekend Adventure
É só olhar para saber que este carro não é um SUV, e sim uma PERUA
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Honda WR-V
O Fit já teve uma versão "aventureira". Quem se lembra do Fit Twisty?
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Honda WR-V
Em vez de lançar o novo Fit Twisty, a Honda resolveu chamá-lo de WR-V, e "vender" a ideia de que ele é SUV. Não é. É um HATCH COMPACTO com características de MONOVOLUME e suspensão elevada. Ah, de acordo com a Honda, ele tem a suspensão traseira do SUV HR-V. Isso, porém, não faz dele um utilitário.
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Hyundai HB20X
Se o WR-V pode ser SUV, o HB20X também pode. A verdade é que nenhum dos dois é. O Hyundai é um HATCH COMPACTO com suspensão elevada.
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Volkswagen CrossFox
Este é um dos pioneiros da turma dos pseudo-aventureiros
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Volkswagen CrossFox
Na cola do sucesso do EcoSport, lá em meados da década passada, a VW levantou a suspensão do Fox e colocou um estepe na tampa traseira. Justiça seja feita: a fabricante nunca chamou o carro de SUV. O Inmetro, porém, diz que é.
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Ford Ka Trail
Quem em sã consciência é capaz de comprar um Ka Trail acreditando estar levando para casa um SUV. O Ka é HATCH COMPACTO.
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