Primeira Classe

Rolls-Royce e a guerra entre Volkswagen e BMW

A BMW é dona da Rolls-Royce, mas nunca precisou comprar a fabricante de automóveis. Quem a adquiriu, de fato, foi a Volks. Confira os bastidores dessa história

Rafaela Borges

07 de out, 2014 · 7 minutos de leitura.

Rolls-Royce e a guerra entre Volkswagen e BMW
Crédito: A BMW é dona da Rolls-Royce, mas nunca precisou comprar a fabricante de automóveis. Quem a adquiriu, de fato, foi a Volks. Confira os bastidores dessa história

Celebração dos 100 anos do ‘Spirit of Ecstasy’, em 2011. Rolls-Royce mantém sede na Inglaterra, mas agora sob o domínio alemão (Foto: Luke MacGregor/Reuters)

Que a inglesa Rolls-Royce pertence à alemã BMW todo mundo sabe. Mas as jogadas de bastidores que levaram a essa situação formam um dos capítulos mais instigantes da história da indústria automobilística. Para possuir a Rolls, a BMW travou uma guerra contra a toda-poderosa Volkswagen. E a verdade é que jamais comprou a fabricante de carros britânica.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


Sim, exatamente isso. Quem comprou a Rolls-Royce, em 1998, foi a Volkswagen. A BMW, já parceira da empresa britânica – era sua fornecedora de motores -, tinha interesse e preferência no negócio. Pela Rolls, e também pela Bentley, já que as duas empresas eram parte do mesmo grupo automotivo – a primeira havia comprado a segunda na primeira metade do século XX -, a BMW ofereceu 340 milhões de libras.

A Volkswagen, no entanto, conseguiu informações privilegiadas sobre a oferta da BMW. Então, fez à Vickers, proprietária das empresas desde 1980, uma proposta mais vantajosa. Pagaria 430 milhões de libras.

Foi a Volkswagen, portanto, que ficou com a Rolls-Royce/Bentley. Levou a fábrica, em Crewe, as linhas de produção e, principalmente, um dos símbolos mais emblemáticos da indústria automobilística: ‘Spirit of Ecstasy’. A escultura é colocada sobre o capô de todos os modelos da Rolls-Royce.


Um dos símbolos mais emblemáticos da indústria automobilística, ‘Spirit of Ecstasy’ chegou a pertencer à Volks, mas hoje é usado nos Rolls-Royce, como manda a tradição (Foto: Benoit Tessier/Reuters)

Porém, a toda-poderosa não contava com as armas da BMW. E aí entra outra história. Nos anos 70, após uma grave crise desencadeada por uma mal sucedida com a fabricante de aviões Lockheed, a Rolls-Royce foi dividida em duas operações: a de carros e a de turbinas para aviação.

A divisão aeronáutica foi estatizada e, mais tarde, privatizada novamente. Era dela a propriedade do símbolo “RR” que ficava na grade frontal dos modelos da Rolls-Royce – e também do nome da marca.

Em 1990, a divisão aeronáutica também se tornou parceira da BMW. Vendo seu negócio de compra da divisão automotiva fracassar, a BMW recorreu à parceira do ramo da aviação para adquirir o símbolo “RR”. Por ele, pagou “apenas” 40 milhões de libras.


Então, logo após efetivar sua compra, a Volkswagen descobriu que não poderia usar nem o nome nem o símbolo Rolls-Royce. Mais: a BMW ameaçava encerrar a fornecimento de motores para os carros da marca, e a VW não tinha propulsores que pudessem ser usados nestes modelos de luxo.

À Volkswagen, coube a fábrica, as plataformas e a Bentley, que pertencia a Rolls e hoje faz parte do grupo alemão junto com Bugatti, Lamborghini e Audi, entre outras

O fim da “guerra”, porém, ocorreu de uma forma bastante civilizada. A cúpula da Volkswagen se dirigiu até Munique para uma reunião com o alto escalão da BMW. Em um clube nos arredores da cidade bávara fechou-se, em julho de 2008, o acordo que separava as britânicas Bentley e Rolls-Royce.

A Volkswagen ficaria com todo o ativo adquirido, mas não poderia chamar seus carros de Rolls-Royce. Ficaria apenas com a marca menos badalada, a Bentley.


A BMW, por sua vez, continuaria fornecendo motores aos agora Bentley por um período mais longo. Em contrapartida, usaria a fábrica de Crewe até 2003, prazo para que a planta que ergueria em Goodwood, também na Inglaterra, ficasse pronta.

E quem saiu ganhando, no fim das contas? A Volkswagen pagou 430 milhões de libras por uma empresa pronta, mas não levou a marca que realmente queria, a Rolls-Royce. A BMW gastou 40 milhões de libras para ter a montadora desejada (uma economia de 300 milhões de libras em relação à sua oferta inicial), mas teve de construir fábrica e criar plataformas para os carros de luxo, uma vez que as antigas bases da Rolls-Royce ficaram com a Volks.

Em tempo: pouco tempo depois de o acordo ter sido assinado, a Volkswagen lançou motores modernos para equipar os Bentley. Estes propulsores também são utilizados em modelos de outras marcas do conglomerado, como a Audi.


A BMW ergueu sua fábrica em Goodwood e transferiu para lá as operações da Rolls-Royce. E o “Spirit of Ecstasy”, que por um período pertenceu à Volks, é usado atualmente nos Rolls, como manda a tradição.

Por fim, as duas marcas, patrimônios da Inglaterra, até mantém suas fábricas em território britânico, mas sob o controle alemão. Para tristeza dos ingleses.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.