Os destaques do Salão de Frankfurt (Alemanha), que termina no domingo, estão nos espaços do Grupo Volkswagen (Bentley Bentayga e Porsche Mission E) e Jaguar Land Rover (F-Pace). Porém, quando o assunto é estande, nenhuma marca consegue bater a Audi.
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
A montadora, que também faz parte do Grupo Volkswagen, ganhou um espaço só para ela no Messe, centro de convenções onde ocorre o evento. Não precisou dividir estande com a marca mãe e as outras fabricantes que compõem o conglomerado (Seat, Skoda e Lamborghini, além das já citadas).
Para honrar esse privilégio, a Audi preparou um estande especial. A entrada futurista é dominada por peças na parede e no teto que simulam conjunto de moléculas. Cada uma representa uma atração que o visitante poderá conferir no interior do espaço: tecnologias, tradição no automobilismo, produtos inovadores…
Ao subir as escadas rolantes que dão acesso ao estande, o visitante se depara com um corredor futurista que mostra os sistemas de iluminação utilizados pelos carros da Audi. Em seguida, entramos em uma sala com paredes de gelo. Essa seção representa a tecnologia de tração nas quatro rodas da montadora, que tem o nome de Quattro.
Em seguida, o visitante acessa o corredor do automobilismo. No chão, há um grid de largada. Cada posição é ocupada pelo nome das categorias de que a Audi participa, como DTM, WEC e TT Cup. Será que na próxima edição do salão, em 2017, teremos também a inscrição “Fórmula 1” (leia mais sobre esse assunto aqui)?
Nas paredes, há fotos e vídeos da história da Audi no mundo das competições. Ao final, vemos, pendurado na parede, um protótipo R18 do Campeonato Mundial de Endurance, do qual faz parte a 24 Horas de Le Mans.
Então, o visitante se vê no topo de uma escada e, abaixo, está a imensa área destinada à exposição de carros. Em Frankfurt, as estreias mundiais são o e-tron quattro, que dará origem ao crossover Q6, e a nova geração do A4 (cuja avaliação você pode ler aqui). Porém, quase toda a linha está exposta.
Mais interessante que os carros no piso debaixo estão os modelos suspensos, colocados sobre imensas telas que utilizam tecnologia de projeção mapeada, para simular uma imagem em 3D.
As imagens na tela ficam mudando e as mais legais são as que mostram uma estrada em movimento, situação em que as rodas dos carros (um A4, um TT, um Q3 e um R8, entre outros) começam a girar em falso. A sensação é de que os veículos estão, de fato, em movimento. Muito legal.
No teto do estande há a simulação de uma enorme bússola. E, entre as atrações, os destaques são os simuladores. No segundo andar, a Audi montou um imenso bar e um restaurante. Esta parte, porém, é só para convidados.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.