As vendas de carros deverão sofrer queda no mês de maio, na comparação com abril. É o que indicam os resultados prévios de emplacamentos dos 20 modelos mais comercializados do País. Desse grupo, 15 veículos devem registrar redução nas vendas. As maiores quedas estimadas são para Sandero, Kwid e sedã Prisma.
LEIA TAMBÉM
Porém, a queda possivelmente não está relacionada à greve dos caminhoneiros. Tomando o carro mais vendido do País, Onix, como base, a média diária de vendas aumentou neste fim de mês.
Na primeira quinzena de maio, o Onix fez média diária de 473 exemplares. Até o dia 20 de abril, esse número aumentou para 491 exemplares.
Somando os emplacamentos dos dias 28 e 29, a média do Onix foi para 551 unidades.
VEJA TAMBÉM: AS MAIORES ‘BOMBAS’ AUTOMOTIVAS DO BRASIL
1/10
NISSAN PATHFINDER
A primeira geração da Pathfinder fez algum sucesso já que era uma das poucas opções de SUV grande no mercado, mas o carro era cheio de problemas, principalmente na parte de eletrônica, que no começo dos anos 90 não era um primor
2/10
VOLKSWAGEN GOL TURBO
Amados, porém, desaperecidos, os Gol e Parati turbo do início dos anos 2000 são raros por aí porque a maioria acabou virando sucata. O motor 1.0 turbo era divertido, porém não muito confiável e teve muitos problemas relatados. Um dos problemas mais frequentes era com o óleo, que não seria da especificação ideal para o funcionamento do motor
3/10
PEUGEOT 307 AUTOMÁTICO
Outra bomba para fugir é o 307 automático. O modelo apesar de ser um bom carro, tinha problemas de "tropicalização" do câmbio (termo utilizado para se referir a preparação de determinada peça ao uso no País) que quebrava com frequência
4/10
EFFA M100
Entre tantos problemas possíveis de relatar, o carro saía de "fábrica" com pontos de ferrugem no assoalho, tinha suspensão que fazia levantar as rodas em qualquer curva e a estrutura torcia.
5/10
FIAT MAREA TURBO
Se os poucos que sobraram são dignos de coleção, o Marea Turbo ainda é um carro bomba. A falta de cuidado da maioria dos proprietários e a necessidade de um óleo específico, além da dificuldade de chegar a correia dentada para troca, o que fazia os donos evitarem a troca, gerou vários casos de motores explodindo por aí.
6/10
BMW SÉRIE 7 V12
Se você comprar um BMW Série 7 antigo com motor V12 é bom ter um mecânico particular, afinal a maioria não vai querer encostar nesse motor. Problemático e difícil de trabalhar, exige muito esforço e horas de trabalho em cima, o que gera um custo enorme em um carro velho, quando a maioria dos proprietários não querem pagar. A eletrônica também não é nenhum refino
7/10
MERCEDES-BENZ ML (1ª Geração)
Se a esmola é demais, o santo desconfia. A primeira geração do ML da Mercedes deu tantos problemas para a marca que alguns arriscam a dizer que poderia ter sido a falência da companhia. Criado no final da década de 90, o modelo apresentava todo tipo de problema, elétrico, eletrônico e mecânico. É roubada certa
8/10
FORD FIESTA POWERSHIFT
O Ford Fiesta é um bom carro, desde que seja manual. A versão automatizada, Powershift, tem uma série de relatos de problemas que chegou a envolver o Procon obrigando a companhia a fazer troca dos câmbios dos veículos, já que em alguns casos, chegou a ocorrer até duas trocas. O conselho de evitar o Powershift serve também para o EcoSport e o Focus
9/10
CITROËN C3
É bonito, bem acabado, mas dez entre dez mecânicos preferem não mexer no C3. A reclamação é que além da companhia não abrir os manuais para eles entederem melhor os carros, a parte elétrica e de suspensão é garantia certa de problema, já que são muito complexas para o porte do carro e não aguentam o baque do uso geral do brasileiro
10/10
FIAT TEMPRA TURBO
A história é a mesma do Marea. O cuidado é quem dita antes de tudo se o carro vai ser uma bomba ou não. Como a maioria foi surrado, cuidado na hora de querer um clássico como esse. Ele não tem o problema da correia, mas peças são difíceis de se achar, principalmente da parte mecânica
Sandero, Kwid e sedã Prisma
Tivemos acesso aos números de vendas entre 1º e 29 de maio. Falta, portanto, apenas mais um dia de emplacamentos para o encerramento do mês (quarta-feira, 30), já que dia 31 é feriado.
No momento, 17 modelos da lista dos 20 mais vendidos estão registrando quedas ante abril. Porém, somamos aos emplacamentos consolidados desses carros mais um dia de vendas (conforme a média diária do mês). Desse modo, é possível ter uma estimativa de quedas mais consistente.
Após a adição de um dia de vendas, o número de modelos em queda caiu para 15. A maior é a observada para o Renault Sandero. A estimativa é de que ele tenha 37,8% de redução nos emplacamentos em maio, na comparação com abril.
O Sandero aparece na 17ª posição do ranking de maio. Em abril, havia sido oitavo. O Kwid, que deve cair da quinta para a 14ª posição (está, neste momento, empatado com a Saveiro), tem queda estimada em 37,2%.
O sedã Prisma conseguiu se manter no grupo dos dez mais vendidos. No momento, é o oitavo colocado, ante a quarta posição de abril.
Porém, o sedã Prisma ainda corre o risco de perder sua posição para a Toro. A picape está apenas 18 exemplares atrás.
A queda estimada para o sedã Prisma ao final de maio é de 24,8%. Outro que deverá ter perda acima de 15% é o Etios, com projeção de 15,6%.
Quedas intermediárias
O grupo dos modelos com quedas entre 10% e 15% inclui os três mais vendidos do País. O Onix deve cair 11,3%, o HB20, 12,1% e o Ka, 14,3%,
Nesse grupo também estão Strada (11,6%), Corolla (14,7%) e Kicks (13,9%).
Os que têm projeção de queda de menos de 10% são Polo (4,3%), Toro (3,3%), Argo (6,5%), Renegade (1,4%), Saveiro (7,5%) e Mobi (6,8%).
Crescimento
Três carros já têm resultados melhores que em abril. Até agora, o Gol cresceu 3,26%, o Compass, 15% e o Virtus, 6,1%.
Com a soma de um dia de vendas, as projeções de crescimento são de 6,8% para o Gol, 19% para o Compass e 9,8% para o Virtus.
HR-V e Creta no momento venderam menos que em abril, mas devem superar o mês passado com a soma dos emplacamentos de 30 de maio. A projeção é de que o Honda cresça 1,3% e o Hyundai, 1,2%.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.