SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Primeira Classe

Senna vira painel gigante no coração de São Paulo

Mural na Avenida Paulista celebra o retorno da produção de carros da Audi no Brasil

Rafaela Borges

29 de out, 2015 · 4 minutos de leitura.

Senna vira painel gigante no coração de São Paulo
Crédito: Mural na Avenida Paulista celebra o retorno da produção de carros da Audi no Brasil

 

Quem passa pela região das avenidas Paulista, Consolação e Rebouças, nas zonas central e oeste da cidade de São Paulo, já deve ter notado a produção de uma enorme pintura de um piloto, de capacete, em um edifício. Bem, o piloto em questão é Ayrton Senna. A imagem, uma homenagem à cidade de São Paulo preparada pela Audi.

Publicidade


(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Senna está sendo pintada em um edifício no cruzamento das avenidas Paulista e Consolação, em um mural 41 metros de altura por 17,5 metros de largura. O responsável pela obra é o renomado muralista paulistano Eduardo Kobra.

A ação é parte do lançamento do A3 Sedan nacional, no mês que vem. Por isso, Kobra também está pintando o primeiro exemplar do sedã produzido em São José dos Pinhais (PR). Este exemplar ficará exposto no Audi Lounge, na rua Oscar Freire, também em São Paulo.


Já em 2016, o A3 Sedan com o mesmo grafismo do mural será leiloado, com renda revertida para o Instituto Ayrton Senna. Para celebrar a ação, a Audi também criou um perfil no Instagram (@alendadobrasil).

Tanto a inauguração do mural quanto a apresentação do sedã ocorrerão no dia 11 de novembro, na semana em que será disputado, em São Paulo, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Mas o que Senna tem a ver com a Audi, você pode perguntar. Os mais novos talvez não saibam, ou não se lembrem, mas foi o piloto o responsável por trazer a montadora ao País. Porém, ele faleceu em maio de 1994, alguns meses antes do início da operação, que ocorreu em agosto daquele ano.


O comando da Audi Brasil, porém, continuou com a família Senna. À frente da operação, ficou seu irmão, Leonardo Senna. Foram anos de muito sucesso e, em 2000, a Audi se tornou fabricante. Até 2005, a marca produziu aqui o hatch A3, na mesma fábrica de São José dos Pinhais, uma parceria com sua proprietária, a Volkswagen.

Quando teve fim a produção do A3 no País, a família Senna também saiu da jogada. A operação da Audi Brasil passou a ser totalmente controlada pela matriz, na Alemanha, como ocorre até hoje.

Agora, com o retorno ao status de fabricante, a Audi decidiu homenagear o homem que deu o pontapé inicial na relação entre a montadora e o Brasil, Ayrton Senna, que é também o maior ídolo da história do esporte brasileiro.


Além do A3 Sedan, a Audi também produzirá aqui o Q3. O utilitário começa a ser feito no Paraná em 2016.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.