O Creta, da Hyundai, começou o ano mal. Logo de cara, já estava atrás do tradicional número um do segmento, o SUV HR-V. No segundo trimestre, também foi superado pelo Jeep Renegade.
Ao fim do primeiro semestre, o Creta era apenas o quarto mais vendido entre os utilitários-esportivos compactos. Foi então que o jogo começou a mudar.
O carro feito em Piracicaba (SP) passou a crescer na segunda metade do ano. Crescer tanto a ponto de chegar a ficar, em agosto e novembro, à frente do médio Compass – e consequentemente na liderança de todo o segmento de SUVs naqueles meses.
Em dezembro, ao menos por ora, o SUV Creta alcançou o ápice de sua carreira. Estamos a um dia de emplacamentos do fechamento do ano (esta sexta-feira, 28 de dezembro). O serviço, de acordo com o Detran-SP, não estará disponível no fim de semana e no dia 31. Ele só retorna na próxima quarta-feira (2 de janeiro).
Por isso, são remotas as chances de o SUV HR-V retomar a liderança perdida no segmento de SUVs compactos. O Creta, que já o havia deixado para trás, no acumulado do ano, com a parcial da primeira quinzena de dezembro, ampliou a vantagem.
Agora, a um dia do fechamento de emplacamentos em 2018, o Creta tem cerca de mil unidades de vantagem ante o SUV HR-V, em dados obtidos no período de 1º de janeiro a 27 de dezembro. Até a primeira quinzena, o Hyundai estava 550 unidades à frente.
É muito difícil, quase impossível para o SUV HR-V, recuperar essas mil unidades em um dia. Afinal, estamos falando de um carro que fez médias diárias de 200 exemplares.
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SsangYong Actyon
A equipe do Jornal do Carro escolheu os carros que considera os mais feios do País, seja pelo conjunto todo ou apenas por uma parte dele (dianteira, traseira, lateral, interior ou detalhes). A lista privilegiou veículos que estão à venda atualmente, mas há também alguns automóveis do passado recente - para que as marcas se lembrem do erro e não voltem a cometê-los. Um exemplo desse segundo grupo é um marco da feiura automotiva, o Actyon, que deixou de ser oferecido recentemente, quando a SsangYong parou de atuar no País
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Linha Etios
O interior do carro melhorou para a linha 2017. Com elementos digitais, o painel ficou até bonitinho
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Toyota Prius
Desenho polêmico, muito futurista
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Toyota Prius
Além disso, a dianteira não casa muito bem com a traseira
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Toyota Prius
O interior, porém, compensa a parte externa. É belo e bem acabado
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Mercedes-Benz Classe C
Dizer que ele é feio é polêmico, mas olhe bem: essa traseira não parece um pouco de carros sul-coreanos de gerações passadas? Essa é a opinião de um dos repórteres do Jornal do Carro.
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Mercedes-Benz Classe C
Além disso, como no Prius, o casamento entre traseira e dianteira (que é muito bonita) não é dos mais bem sucedidos
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Mercedes-Benz Classe C
E tem a tela da central multimídia, que parece um tablet mal adaptado, né? Crítica constante nos comparativos do Jornal do Carro, inclusive
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Volkswagen Up!
As linhas são simples e um quadradas também. Com excelente mecânica e boa dirigibilidade, o Up! certamente não tem o visual como o ponto forte
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Volkswagen Up!
O interior do Up! também não é dos mais bonitos
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
21/30
Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Peugeot 307 Sedan
O ponto forte da Peugeot é o estilo, mas, com 307 Sedan, de meados dos anos 2000, a marca não foi feliz
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Peugeot 307 Sedan
A impressão é de que a marca adaptou uma traseira ultrapassada ao hatch 307. Não ficou bom. E o sucesso comercial nunca veio
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Nissan Tiida Sedan
A mesma impressão do 307 vale para o mexicano Tiida Sedan
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Nissan Tiida Sedan
A traseira quadradona não era das mais atraentes
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Chevrolet Agile
O carro lançado em 2009 veio para ficar posicionado acima do Celta, mas não tinha mais méritos que o modelo de entrada
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Chevrolet Agile
O desenho deixava a desejar tanto externa quanto internamente. A chegada do Onix foi determinante para aposentar esse modelo
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Renault Logan
Um dos clássicos da feiura no passado recente dos carros brasileiros é o primeiro Logan, praticamente idêntico ao carro europeu vendido pela marca romena de baixo custo Dacia. O visual atual é bem mais moderno e bonito que o dos primórdios
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Effa M100
O primeiro carro de passeio chinês disponível no País lembrava muito um monovolume de linhas esquisitas. Esteticamente, a impressão inicial dos veículos da China no Brasil não foi boa
Acumulado do ano
O Creta soma em 2018, até agora, 48.670 unidades vendidas, ante as 47.700 do SUV HR-V.
O terceiro lugar no resultado parcial é do Kicks (46.460). O Renegade (46 mil) aparece no quarto lugar do segmento mais badalado do Brasil. O EcoSport é quinto, com 34.249 unidades vendidas.
SUV HR-V e Creta em dezembro
De 1º a 27 de dezembro, o Creta não aparece na liderança dos SUVs compactos. Ele estava disparado na parcial da primeira quinzena, mas acabou sendo ultrapassado pelo Renegade. O Jeep tem 5.120 unidades vendidas.
O Creta ocupa a segunda posição, com 4.615 emplacamentos, seguido pelo Kicks, com quase 4 mil. O SUV HR-V tem 3.440.
A surpresa do mês é o Captur, com 3.171, pouco à frente do EcoSport (3.072).
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1/9
Picape tem motor de 450 cv
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2/9
Propulsor é um V6 biturbo de 3,5 litros
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3/9
CÂMBIO AUTOMÁTICO TEM DEZ MARCHAS
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4/9
SUSPENSÃO DE CURSO LONGO AJUDA A SUEPRAR OBSTÁCULOS
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5/9
MODELO VAI DE 0 A 100 KM/H EM CINCO SEGUNDOS
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6/9
MODELO FICA ACIMA DA RANGER
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7/9
CABINE É REPLETA DE ITENS DE SÉRIE
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8/9
PESO CHEGA A 2.584 QUILOS
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9/9
INSTRUMENTAÇÃO É COMPLETA
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Trunfo do Creta
No início do mês, analisei as chances de HR-V e Creta nessa briga. O modelo da Honda conseguiu se manter firme na liderança durante a maior parte do ano graças à fidelidade de seus clientes.
Enquanto os rivais oscilam muito, por causa de vendas diretas, das quais dependem bastante, o SUV HR-V mantém uma média de emplacamentos mais constante por ser bom de varejo (vendas nas concessionárias, sem condições especiais de fábrica).Leia detalhes aqui.
VÍDEO DA SEMANA: TESTE RADICAL COM A FORD F-150 RAPTOR
Porém, apesar de essa lógica ter prevalecido o ano todo, o Creta agora tem vantagem na briga pela liderança dos SUVs compactos.
O trunfo do carro da Hyundai foi o seguinte: a marca se empenhou para consagrar-se no primeiro lugar, desbancando o SUV HR-V.
Segundo fontes de mercado, de 1º a 22 de dezembro, as promoções para o Creta foram agressivas. As condições especiais incluíram bônus de R$ 4 mil, taxa zero e primeira parcela para depois do carnaval. Parece que deu certo.