Primeira Classe

SUV HR-V está a um dia de perder o trono

A um dia de emplacamentos para o fechamento do ano, Creta tem quase mil unidades de vantagem

Rafaela Borges

28 de dez, 2018 · 6 minutos de leitura.

vendas" >
Creta está na cola do SUV HR-V
Crédito: Rafael Arbex/Estadão

O Creta, da Hyundai, começou o ano mal. Logo de cara, já estava atrás do tradicional número um do segmento, o SUV HR-V. No segundo trimestre, também foi superado pelo Jeep Renegade.

Ao fim do primeiro semestre, o Creta era apenas o quarto mais vendido entre os utilitários-esportivos compactos. Foi então que o jogo começou a mudar.

O carro feito em Piracicaba (SP) passou a crescer na segunda metade do ano. Crescer tanto a ponto de chegar a ficar, em agosto e novembro, à frente do médio Compass – e consequentemente na liderança de todo o segmento de SUVs naqueles meses.


Em dezembro, ao menos por ora, o SUV Creta alcançou o ápice de sua carreira. Estamos a um dia de emplacamentos do fechamento do ano (esta sexta-feira, 28 de dezembro). O serviço, de acordo com o Detran-SP, não estará disponível no fim de semana e no dia 31. Ele só retorna na próxima quarta-feira (2 de janeiro).

LEIA TAMBÉM

Por isso, são remotas as chances de o SUV HR-V retomar a liderança perdida no segmento de SUVs compactos. O Creta, que já o havia deixado para trás, no acumulado do ano, com a parcial da primeira quinzena de dezembro, ampliou a vantagem.


Agora, a um dia do fechamento de emplacamentos em 2018, o Creta tem cerca de mil unidades de vantagem ante o SUV HR-V, em dados obtidos no período de 1º de janeiro a 27 de dezembro. Até a primeira quinzena, o Hyundai estava 550 unidades à frente.

É muito difícil, quase impossível para o SUV HR-V, recuperar essas mil unidades em um dia. Afinal, estamos falando de um carro que fez médias diárias de 200 exemplares.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL


Acumulado do ano

O Creta soma em 2018, até agora, 48.670 unidades vendidas, ante as 47.700 do SUV HR-V.

O terceiro lugar no resultado parcial é do Kicks (46.460). O Renegade (46 mil) aparece no quarto lugar do segmento mais badalado do Brasil. O EcoSport é quinto, com 34.249 unidades vendidas.

SUV HR-V e Creta em dezembro

De 1º a 27 de dezembro, o Creta não aparece na liderança dos SUVs compactos. Ele estava disparado na parcial da primeira quinzena, mas acabou sendo ultrapassado pelo Renegade. O Jeep tem 5.120 unidades vendidas.


O Creta ocupa a segunda posição, com 4.615 emplacamentos, seguido pelo Kicks, com quase 4 mil. O SUV HR-V tem 3.440.

A surpresa do mês é o Captur, com 3.171, pouco à frente do EcoSport (3.072).

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FÁCEIS E BARATOS DE CONSERTAR


Trunfo do Creta

No início do mês, analisei as chances de HR-V e Creta nessa briga. O modelo da Honda conseguiu se manter firme na liderança durante a maior parte do ano graças à fidelidade de seus clientes.

Enquanto os rivais oscilam muito, por causa de vendas diretas, das quais dependem bastante, o SUV HR-V mantém uma média de emplacamentos mais constante por ser bom de varejo (vendas nas concessionárias, sem condições especiais de fábrica). Leia detalhes aqui.


VÍDEO DA SEMANA: TESTE RADICAL COM A FORD F-150 RAPTOR

Porém, apesar de essa lógica ter prevalecido o ano todo, o Creta agora tem vantagem na briga pela liderança dos SUVs compactos.


O trunfo do carro da Hyundai foi o seguinte: a marca se empenhou para consagrar-se no primeiro lugar, desbancando o SUV HR-V.

Segundo fontes de mercado, de 1º a 22 de dezembro, as promoções para o Creta foram agressivas. As condições especiais incluíram bônus de R$ 4 mil, taxa zero e primeira parcela para depois do carnaval. Parece que deu certo.

 


FALE COMIGO POR MEIO DO INSTAGRAM

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#tbt do verão de 2012. #audi #carro #instacar #roadtrip #ontheroad #verao #sol #ferias #viagem

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.