Primeira Classe

SUV Nissan Kicks perdeu o brilho

SUV Nissan Kicks, após passar meses ameaçando o HR-V, deve despencar no ranking de vendas de maio

Rafaela Borges

26 de mai, 2018 · 6 minutos de leitura.

SUV Nissan Kicks" >
SUV Nissan Kicks
Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão

O SUV Nissan Kicks viveu meses de glória no mercado brasileiro. Chegou até a liderar o segmento geral, superando inclusive o líder Compass.

LEIA MAIS

No mês passado, embora não tenha brigado pela liderança, ele ficou à frente do Honda HR-V. Com isso, ficou uma questão importante para maio: será que, neste mês, o SUV Nissan Kicks conseguiria assumir a liderança dos compactos no acumulado do ano?


Afinal, a diferença entre o Nissan e o líder HR-V era de 300 unidades. Porém, maio chegou, e foi um mês terrível para o SUV Nissan Kicks.

 

CONVERSE COM A AUTORA DO BLOG POR MEIO DO INSTAGRAM


 

O modelo não conseguiu ultrapassar o HR-V. Porém, sua situação é ainda pior. Ele não ficou atrás apenas do Honda, do Renegade e do Creta, algo que a primeira quinzena do mês já havia assinalado.

Em maio, o SUV Nissan Kicks deve ficar atrás também do EcoSport. Neste momento, faltando apenas três dias de emplacamentos para o encerramento do mês (28, 29 e 30), o modelo vendeu menos que o Ford.


 

VEJA TAMBÉM: CARROS COM CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ABSURDO

 


Vendas do SUV Nissan Kicks

Entre os dias 1º e 25 de maio, o SUV Nissan Kicks somou 2.838 emplacamentos. Com isso, deve ficar de fora da lista dos 20 mais vendidos do Brasil – foi 21º colocado.

No ranking geral de SUVs, por enquanto o SUV Nissan Kicks é apenas o sexto mais vendido. No de SUVs compactos, é quinto.

O segmento de SUVs compactos é liderado, pelo segundo mês seguido, pelo Renegade. O Jeep somou, de 1º a 25 de maio, 4.014 unidades vendidas.


O Creta foi o segundo mais emplacado no período, com 3.415 exemplares. O HR-V aparece na terceira posição (3.108), seguido pelo EcoSport (2.852).

O SUV Nissan Kicks, assim, ainda tem chances de passar o EcoSport, pois a diferença é de apenas 14 unidades. Ainda assim, é pouco para um carro que chegou a ser forte candidato a líder do segmento mais badalado do País.

Além disso, além do EcoSport, não há nenhuma chance de ultrapassar os outros concorrentes. Além de eles estarem muito à frente, a greve dos caminhoneiros está parando o Brasil. É possível que se verifique uma queda na média diária de emplacamentos nos próximos dias.


A paralisação nas atividades das montadoras causada pela greve, porém, só deve se refletir em vendas no próximo mês.

A briga está perdida?

Não, não está. Afinal, aqui, temos o resultado apenas de um mês. Se o SUV Nissan Kicks mantiver o resultado abaixo do esperado em junho, aí sim há motivos para tirá-lo do páreo.

O fato é que, por ora, ele continua sendo, no acumulado do ano, o segundo SUV compacto mais emplacado do Brasil. A diferença é que, agora, o Honda HR-V pode respirar um pouco mais aliviado na liderança.


De 1º de janeiro a 25 de maio, o HR-V somou 19.452 emplacamentos. O SUV Nissan Kicks tem 18.858 unidades vendidas.

É ainda uma boa vantagem para o Renegade, que soma 17.439 emplacamentos.

Os bons atributos do Nissan Kicks são armas poderosas para se manter na briga. Ele é bonito, bem acabado e tecnológico, além de ter um dos melhores custos-benefícios do segmento.


Por outro lado, depõe contra ele o motor 1.6, fraco demais para o carro (principalmente na versão CVT). Além disso, o Kicks é muito dependente de vendas diretas.

Se, em um único mês, ele não for bem nesse departamento, tem seu desempenho no mercado muito prejudicado. Esta, aliás, é uma das possíveis razões para a queda registrada em maio.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.