Há algo esquisito acontecendo com o SUV Q3, da Audi, no mês de junho. Ação de vendas especial? Preços absurdamente baixos nas concessionárias? Processo acima do comum de vendas diretas (hipótese pouco provável para uma marca de luxo)?
Independentemente da razão, que ficará mais clara apenas no final do mês, o SUV Q3 “explodiu” no ranking de vendas na primeira quinzena de julho. O modelo da Audi somou 311 emplacamentos entre os dias 1º e 13.
Esse já é o resultado da quinzena, pois 14 e 15, sábado e domingo, são dias sem emplacamentos.
Você acha as 311 unidades um volume baixo? Há alguns dados que provam o contrário.
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Em primeiro lugar, em 2018, o SUV Q3 não havia conseguido atingir esse volume em nenhum dos seis primeiros meses. Imagine, então, em apenas uma quinzena.
Além disso, o carro da Audi vendeu mais que alguns hatches compactos. March e 208, por exemplo, ainda não atingiram as 300 unidades emplacadas em julho.
Já no grupo dos SUVs médios, o Q3 ocupa o terceiro lugar do ranking de vendas. À frente dele ficaram apenas o Compass, que está em um mundo à parte no quesito emplacamentos, e o ix35.
E olha que a vantagem do Hyundai não é assim tão alta. O ix35 somou, no período, 369 emplacamentos. De resto, o Q3 superou todos.
Tucson e Tiguan, que aparecem em seguida no ranking de SUVs médios, estão cerca de 100 unidades atrás.
O mérito do SUV Q3 é alto. Sendo um carro de marca premium, ele tem preço inicial mais alto que os de modelos de marcas generalistas. A versão mais simples começa em R$ 156 mil, e a tabela pode chegar a quase R$ 200 mil.
Isso sendo um SUV menor e menos espaçoso que Tiguan e Equinox e até mesmo que o Compass, para citar alguns.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL
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SsangYong Actyon
A equipe do Jornal do Carro escolheu os carros que considera os mais feios do País, seja pelo conjunto todo ou apenas por uma parte dele (dianteira, traseira, lateral, interior ou detalhes). A lista privilegiou veículos que estão à venda atualmente, mas há também alguns automóveis do passado recente - para que as marcas se lembrem do erro e não voltem a cometê-los. Um exemplo desse segundo grupo é um marco da feiura automotiva, o Actyon, que deixou de ser oferecido recentemente, quando a SsangYong parou de atuar no País
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Linha Etios
O interior do carro melhorou para a linha 2017. Com elementos digitais, o painel ficou até bonitinho
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
9/30
Toyota Prius
Desenho polêmico, muito futurista
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Toyota Prius
Além disso, a dianteira não casa muito bem com a traseira
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Toyota Prius
O interior, porém, compensa a parte externa. É belo e bem acabado
12/30
Mercedes-Benz Classe C
Dizer que ele é feio é polêmico, mas olhe bem: essa traseira não parece um pouco de carros sul-coreanos de gerações passadas? Essa é a opinião de um dos repórteres do Jornal do Carro.
13/30
Mercedes-Benz Classe C
Além disso, como no Prius, o casamento entre traseira e dianteira (que é muito bonita) não é dos mais bem sucedidos
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Mercedes-Benz Classe C
E tem a tela da central multimídia, que parece um tablet mal adaptado, né? Crítica constante nos comparativos do Jornal do Carro, inclusive
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Volkswagen Up!
As linhas são simples e um quadradas também. Com excelente mecânica e boa dirigibilidade, o Up! certamente não tem o visual como o ponto forte
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Volkswagen Up!
O interior do Up! também não é dos mais bonitos
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
21/30
Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
23/30
Peugeot 307 Sedan
O ponto forte da Peugeot é o estilo, mas, com 307 Sedan, de meados dos anos 2000, a marca não foi feliz
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Peugeot 307 Sedan
A impressão é de que a marca adaptou uma traseira ultrapassada ao hatch 307. Não ficou bom. E o sucesso comercial nunca veio
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Nissan Tiida Sedan
A mesma impressão do 307 vale para o mexicano Tiida Sedan
26/30
Nissan Tiida Sedan
A traseira quadradona não era das mais atraentes
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Chevrolet Agile
O carro lançado em 2009 veio para ficar posicionado acima do Celta, mas não tinha mais méritos que o modelo de entrada
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Chevrolet Agile
O desenho deixava a desejar tanto externa quanto internamente. A chegada do Onix foi determinante para aposentar esse modelo
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Renault Logan
Um dos clássicos da feiura no passado recente dos carros brasileiros é o primeiro Logan, praticamente idêntico ao carro europeu vendido pela marca romena de baixo custo Dacia. O visual atual é bem mais moderno e bonito que o dos primórdios
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Effa M100
O primeiro carro de passeio chinês disponível no País lembrava muito um monovolume de linhas esquisitas. Esteticamente, a impressão inicial dos veículos da China no Brasil não foi boa
SUV Q3 no segmento de luxo
É no ranking de vendas de carros de marcas de luxo que o número obtido pelo SUV Q3 na primeira quinzena fica mais impressionante. O segundo colocado, BMW X1, somou 141 unidades emplacadas no período.
O terceiro, Mercedes-Benz Classe C, teve 127 unidades vendidas. A vantagem do Q3 foi tão alta que, apenas com o número da quinzena, ele já deixou para trás todos os outros SUVs de luxo, se tornando o mais vendido no acumulado do ano.
De 1º de janeiro a 13 de julho, o único carro de luxo à frente do SUV Q3 agora é o Classe C. Antes, ele estava atrás também do Discovery e do X1.
Dificilmente, algum modelo de luxo vai conseguir tirar o primeiro lugar do segmento do SUV Q3 no encerramento de julho. Classe C e X1 poderiam até alcançá-lo, desde que o Audi não vendesse mais nenhuma unidade nos próximos 15 dias.
XC40 e E-Pace vão bem
Novos rivais do SUV Q3, os recém-lançados Volvo XC40 e Jaguar E-Pace começam a aparecer no mercado.
O Volvo somou 108 emplacamentos e foi o quinto mais vendido do segmento de luxo. À frente dele, por apenas uma unidade, apareceu o Land Rover Discovery, com 109 exemplares vendidos.
Já o E-Pace foi o oitavo mais vendido, com 75 emplacamentos na quinzena.
O Evoque, por sua vez, vem perdendo muito espaço e ficou fora do “top 10” no período. O Land Rover somou apenas 29 emplacamentos.