Carros que estão se dando muito mal

Mesmo com o mercado em alta, eles perderam vendas ou espaço

Ranking Crédito: Tracker foi ultrapassado por Captur e Duster (Foto: Gabriela Biló/Estadão)

O mercado de carros foi bem em julho. O crescimento aproximado, na comparação com junho, foi de 7%. Ante o mesmo mês de 2017, houve avanço de quase 17%. Ainda assim, houve alguns modelos que se deram mal: ou perderam posições no ranking, ou venderam bem menos que no mês anterior. Nesse grupo, estão o SUV Tracker, da Chevrolet, a dupla Sandero e Logan, a linha Etios e o Fiat Mobi.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

Continua depois do anúncio

Do grupo dos modelos que perderam posições no ranking, os destaques são o SUV Tracker e o Fiat Mobi. Vamos começar pelo utilitário-esportivo.

 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM JULHO DE 2018


Veja mais: detalhes da galeria

 

Queda do SUV Tracker no ranking

Diferentemente do Mobi, o SUV Tracker não perdeu vendas. Pelo contrário. Em julho, somou 2.430 unidades vendidas, ante as 2.014 de junho.

O problema, para o SUV Tracker, atende pelo nome de Renault. Apesar do crescimento de mais de 20% (bem acima do mercado) do Chevrolet, ele foi ultrapassado pela dupla Duster e Captur.


LEIA TAMBÉM

Desde o início do mês, o Captur já vinha à frente do SUV Tracker. Nos últimos dias de julho, o Duster também teve aceleração nos emplacamentos e conseguiu se dar bem.

No início deste ano, o SUV Tracker chegou a brigar com o EcoSport pelo quinto lugar do ranking de SUVs compactos. Depois, ficou para trás, mas sem ser ameaçado pelos Renault.


A ameaça veio pela primeira vez em junho, quando o SUV Tracker teve empate técnico com Duster e Captur.

Agora, o Chevrolet ficou para trás. Em julho, o Captur somou 2.616 emplacamentos e o Duster, 2.534.

Com isso, o SUV Tracker caiu da sexta posição do ranking de SUVs compactos para a oitava.


A Chevrolet, porém, não precisava perder o sono. Ainda. Os dois carros da Renault foram tão bem porque tiveram explosão de vendas diretas em julho.

O Duster, um dos SUVs mais comuns nas frotas de locadoras, teve 83,6% de suas vendas proveniente do atacado. Para o Captur, o número foi 67,9%.

No caso do SUV Tracker, o varejo domina suas vendas. Apenas 15% dos emplacamentos foram provenientes, em julho, de negócios fechados no atacado.


Por outro lado, o Renegade vem conseguindo se sustentar, no decorrer deste ano, com vendas diretas. Tanto que já está na vice-liderança do segmento de SUVs compactos. Será que a Renault vai conseguir a mesma façanha com Duster e Captur, para tirar o sono do SUV Tracker?

Outros casos

O Mobi, que foi o 12º carro mais vendido em junho, caiu para a 18º posição em junho. Além disso, registrou queda brutal no número de emplacamentos: 21,2%.

Queda maior teve o Etios, com 38,4% para o hatch e 31,9% para o sedã. O primeiro registrou 1.790 emplacamentos e o três-volumes, 1.259.


A razão foi a simplificação das linhas, que perderamu as versões de topo por causa da chegada do Yaris. O colega Diego Ortiz analisou esse movimento em seu blog Onboard (confira aqui).

Do Sandero, que vendeu 4.251 exemplares em julho, a queda foi de 30,7%. O Logan caiu 19,3% (2.014 unidades vendidas).

Os dois modelos da Renault, especialmente o Sandero, estão vivendo altos e baixos neste ano. Em um mês, explodem em vendas, por causa de fortes ações da marca no atacado. No outro, despencam. Falta público cativo no varejo para os compactos.


Outros modelos tiveram quedas bem leves. Entre eles estão o Virtus, o Ka+, o March e o WR-V.

No segmento de luxo, a grande baixa foi a registrada pelo Discovery. O Land Rover somou 277 emplacamentos em julho, 31,9% a menos que em junho.

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio