Primeira Classe

Os SUVs que se deram mal. E bem

T-Cross entra na briga pelo 'top 3' dos SUVs compactos

Rafaela Borges

05 de set, 2019 · 6 minutos de leitura.

Volkswagen T-Cross" >
Volkswagen T-Cross
Crédito: Fotos: Valeria Gonçalvez/Estadão

Que mês interessante para os SUVs à venda no Brasil. Em agosto, houve uma leve embaralhada no ranking do segmento, com grandes destaques, como Creta e T-Cross. Houve também aqueles que se deram mal.

Nessa análise do segmento mais badalado do Brasil em agosto, vamos começar com a turma que não foi muito feliz, seja em posição no ranking ou em vendas.

 


LEIA TAMBÉM

 

Desse grupo, foi o Kicks o maior derrotado do mês. O modelo da Nissan, que vem brigando com o Creta pela terceira posição no segmento - e pela segunda, considerando só os compactos -, foi apenas o sexto mais vendido no mês passado.


 

Quando se descarta o Compass, que é médio, e se considera só os compactos, o Kicks foi o quinto colocado. Trata-se da pior posição do modelo da Nissan neste ano.


Nissan Kicks

 

Outros dois que estão na lista dos modelos que se deram mal, mas com uma queda menos notável, são o Compass e o Duster.

O Compass foi o terceiro SUV mais vendido em agosto. Em 2019, vinha aparecendo sempre na segunda posição. Porém, em julho, havia sido o mais vendido.


Por isso, ante o mês anterior, o Compass perdeu duas posições no ranking em agosto. Já o Duster, que teve ótimo desempenho no mês de junho, e regularmente é o oitavo mais vendido da categoria, desta vez não passou da décima posição.

 

Veja também: Os carros mais vendidos em agosto de 2019


 

Creta e T-Cross

Se o Kicks não se destacou em agosto, a história foi bem diferente para Creta e T-Cross. O modelo da Hyundai, que vinha se destacando em todos os resultados parciais do mês passado, conseguiu uma proeza. Foi o SUV mais vendido.

Isso não apenas entre os compactos, mas considerando todo o segmento. O Creta somou nada menos do que 6.643 emplacamentos. Trata-se do melhor resultado de um SUV em 2019, em números absolutos.


 

LEIA TAMBÉM

 


O outro SUV que tem razões de sobra para comemorar é o T-Cross. Ele obteve sua melhor posição do ano e, de uma vez, deixou HR-V e Kicks para trás.

Com 4.224 unidades vendidas, o T-Cross foi o quarto carro mais vendido da categoria. Considerando apenas os SUVs compactos, o T-Cross ficou com a terceira colocação, atrás apenas de Creta e Renegade (segundo tanto no geral quanto entre os pequenos).

T-Cross em destaque

O que aumenta o mérito do T-Cross é o fato de ele ter sido lançado neste ano. Seus primeiros meses foram ótimos. Quase de cara, já deixou para trás o EcoSport e se entrou na lista dos cinco mais vendidos.


 

 


Porém, almejar as posição de HR-V parecia um sonho um pouco mais distante. A do Kicks, então, era uma missão quase impossível para o T-Cross em 2019.

Pois, em agosto, ele surpreendeu, ao conseguir ganhar essas duas posições. A surpresa é ainda maior pelo fato de o T-Cross não ter versão específica para PCD.

Esse público vem sendo muito importante nas vendas de SUVs, e tem grande participação nos emplacamentos de Creta, Renegade e Kicks.


Do grupo dos cinco compactos mais vendidos, apenas T-Cross e HR-V não investem forte no público PCD.

Os 10 SUVs mais vendidos em agosto

Hyundai Creta - 6.643 unidades
2º Jeep Renegade - 5.188
3º Jeep Compass - 4.843
4º Volkswagen T-Cross - 4.224
5º Honda HR-V - 4.054
6º Nissan Kicks - 3.887
7º Ford EcoSport - 3.017
8º Renault Captur - 2.073
9º Chevrolet Tracker - 1.290
10º Renault Duster - 1.253

FONTE: FENABRAVE


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.