Uma corrida de rua mundial, que será realizada simultaneamente em 35 cidades neste domingo, 4 de maio, traz uma fórmula inusitada. Basicamente, é uma competição entre pessoas e carros.
Batizada de “Wings for Life World Run”, é promovida pela fabricante austríaca de energéticos Red Bull e não tem linha de chegada. Diversos veículos, que são chamados pela organização de “catcher cars”, perseguirão os participantes a uma velocidade pré-determinada.
Se forem ultrapassados pelos “catcher cars”, os participantes serão desclassificados da prova. Podem continuar correndo, mas devem seguir pelo acostamento do circuito.
O vencedor da prova será aquele que conseguir evitar os carros pelo maior tempo.
Os carros vão largar meia hora após os participantes e, inicialmente, rodarão a 15 km/h. A velocidade vai subir progressivamente, até atingir 35 km/h.
Os veículos estarão equipados com uma tecnologia de rastreamento desenvolvida especialmente para a corrida. Por meio do sistema, será possível determinar a distância percorrida pelos corredores, para definir o ranking final.
No Brasil, a “Wings for Life World Run” será realizada em Florianópolis, com largada às 7h. Por aqui, os “catcher cars” serão das marcas Mini (Cabrio e Paceman, nas versões John Cooper Works) e BMW (X1 e X5), além de motos da BMW Motorrad – sim, a BMW patrocina o evento no País.
Também receberão a competição Barcelona (Espanha), Auckland (Nova Zelândia), Lima (Peru), Santiago (Chile), Pinamar (Argentina), Silverstone (Inglaterra), Cancún (México), Denver (EUA), Cidade do Cabo (África do Sul), Bucareste (Romênia) e Verona (Itália), entre outras.
Haverá alguns nomes famosos participando da corrida, como David Coulthard e Eddie Jordan, ex-piloto e ex-dirigente da Fórmula 1 e hoje comentaristas da BBC, o piloto do Rali Dacar Luc Alphand e o campeão de Ironman Marc Herremans.
O vídeo promocional (veja acima) tem o astro da equipe Red Bull e tetracampeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel que, apesar de aparecer no filme correndo, não deve participar da prova no dia 4.
A renda será revertida para pesquisas que buscam a cura de lesões na medula.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.