Quem acompanha o blog sabe que uma das coisas de que mais gosto é viajar de carro por regiões com belas paisagens e estradas sinuosas. Em meados de março, logo após a cobertura do Salão de Genebra (Suíça), tive a oportunidade de participar de uma dessas “road trips”, e fiquei bastante surpresa – jamais teria escolhido esse roteiro antes dessa experiência.
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
O ponto de partida foi Munique, na Alemanha, com destino a Kitzbühel, que fica na região de Tirol, na Áustria. Os carros, os novos RS6 Avant e RS7 Performance, com 605 cv de potência. A distância é de 123 km, mas, percorrendo estradas secundárias, entre montanhas, rodamos quase 300 km para chegar à pequena cidade medieval austríaca.
O primeiro trecho, de pouco mais de 80 km, foi entre Munique e o Seehotel Überfahrt, que fica às margens do lago Tegern. Trata-se de um spa rodeado também por montanhas, próximo aos alpes da Alemanha.
Essa primeira parte foi feita principalmente pelas autobahns, rodovias com trechos sem limites de velocidade na Alemanha.
Em seguida, partimos em direção a Kitzbühel, em trecho de aproximadamente 120 km que teve alternância de rodovias de alta velocidade e estradas secundárias com boas curvas, sempre com belas montanhas ao redor.
Entre essas estradas, a mais desafiadora foi a que dá acesso a uma estação de esqui que tem como ponto principal o hotel de luxo Maierl, com lounges e restaurantes usados pelas pessoas que vão desfrutar as descidas das montanhas – e direito a uma pista para iniciantes.
Nessa estrada, estreita, não cabem dois carros ao mesmo tempo. As curvas são desafiadoras e, abaixo, há um penhasco. Dá para se divertir, mas é preciso tomar cuidado. Mais que a sensação de acelerar, o que é mais inesquecível é a paisagem.
Para quem quiser se aventurar nessa viagem, há algumas informações úteis. Fique atento às placas que limitam a velocidade em alguns trechos das rodovias alemãs. A fiscalização por lá é rígida. Nas rodovias austríacas, a máxima é de 130 km/h.
Na Alemanha, não se paga pedágio. Na Áustria, é preciso comprar um selo, que é colado no para-brisa e custa 8 euros. Ele pode ser encontrado em lojas de conveniência de postos de combustível de rodovias. Rodar sem o selo gera multa.