Primeira Classe

Uma viagem de carro pelos alpes austríacos

Entre Munique e a cidade de Kitzbühel, na região de Tirol, há vias sem limite de velocidade, estradas com curvas sinuosas e uma paisagem inesquecível. Veja as fotos

Rafaela Borges

29 de mar, 2016 · 4 minutos de leitura.

Uma viagem de carro pelos alpes austríacos
Crédito: Entre Munique e a cidade de Kitzbühel, na região de Tirol, há vias sem limite de velocidade, estradas com curvas sinuosas e uma paisagem inesquecível. Veja as fotos

Estrada que dá acesso a uma exclusiva estação de esqui em Kitzbühel (Fotos: Rafaela Borges)

Quem acompanha o blog sabe que uma das coisas de que mais gosto é viajar de carro por regiões com belas paisagens e estradas sinuosas. Em meados de março, logo após a cobertura do Salão de Genebra (Suíça), tive a oportunidade de participar de uma dessas “road trips”, e fiquei bastante surpresa  – jamais teria escolhido esse roteiro antes dessa experiência.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

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O ponto de partida foi Munique, na Alemanha, com destino a Kitzbühel, que fica na região de Tirol, na Áustria. Os carros, os novos RS6 Avant e RS7 Performance, com 605 cv de potência. A distância é de 123 km, mas, percorrendo estradas secundárias, entre montanhas, rodamos quase 300 km para chegar à pequena cidade medieval austríaca.

O primeiro trecho, de pouco mais de 80 km, foi entre Munique e o Seehotel Überfahrt, que fica às margens do lago Tegern. Trata-se de um spa rodeado também por montanhas, próximo aos alpes da Alemanha.

Kitzbühel

Essa primeira parte foi feita principalmente pelas autobahns, rodovias com trechos sem limites de velocidade na Alemanha.


Em seguida, partimos em direção a Kitzbühel, em trecho de aproximadamente 120 km que teve alternância de rodovias de alta velocidade e estradas secundárias com boas curvas, sempre com belas montanhas ao redor.

Pista para esqui em Kitzbühel

Entre essas estradas, a mais desafiadora foi a que dá acesso a uma estação de esqui que tem como ponto principal o hotel de luxo Maierl, com lounges e restaurantes usados pelas pessoas que vão desfrutar as descidas das montanhas – e direito a uma pista para iniciantes.


Nessa estrada, estreita, não cabem dois carros ao mesmo tempo. As curvas são desafiadoras e, abaixo, há um penhasco. Dá para se divertir, mas é preciso tomar cuidado. Mais que a sensação de acelerar, o que é mais inesquecível é a paisagem.

Para quem quiser se aventurar nessa viagem, há algumas informações úteis. Fique atento às placas que limitam a velocidade em alguns trechos das rodovias alemãs. A fiscalização por lá é rígida. Nas rodovias austríacas, a máxima é de 130 km/h.


Na Alemanha, não se paga pedágio. Na Áustria, é preciso comprar um selo, que é colado no para-brisa e custa 8 euros. Ele pode ser encontrado em lojas de conveniência de postos de combustível de rodovias. Rodar sem o selo gera multa.

Lounge no hotel Maierl
Rodovia entre Alemanha e Áustria

 

Seehotel, às margens do lago Tegern

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.