Primeira Classe

As montadoras com piores níveis de satisfação

Pesquisa da J.D. Power tem cinco montadoras com notas abaixo da média no nível de satisfação com pós vendas

Rafaela Borges

29 de jul, 2017 · 3 minutos de leitura.

nível de satisfação" >
EM BAIXA
Crédito: Renault e Volks estão entre as marcas com nível de satisfação abaixo da média (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Renault, Ford, Volkswagen, Peugeot e Fiat são as marcas com o pior nível de satisfação em pós-vendas, na opinião dos clientes do Brasil. A informação é de pesquisa realizada pela consultoria J.D. Power.

A empresa divulgou no último dia 26 a edição 2017 do estudo CSI, que avalia a satisfação dos clientes com pós-vendas no setor automobilístico. Das quinze marcas avaliadas, Renault, Ford, Volkswagen, Peugeot e Fiat foram as que obtiveram notas abaixo da média.

A montadora com o pior nível de satisfação é a Renault. Dos mil pontos possíveis de se obter na pesquisa, a marca somou 776. A Ford aparece em seguida na lista, com 776.

Publicidade


A Volkswagen somou 780 pontos, mesmo índice da Peugeot. A Fiat obteve 790 pontos. A média do mercado é de 791.

A pesquisa foi realizada com 4.585 proprietários de veículos, que compraram modelos zero-km entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016. Os participantes foram convidados a responder perguntas sobre os serviços de pós-venda da marca.

A coleta das informações, de acordo com a J.D. Power, ocorreu e fevereiro a maio de 2017.


 

NOVA LÍDER

Após anos de domínio da Toyota no ranking de satisfação com pós-vendas, a edição de 2017 revelou uma nova líder. Trata-se da Hyundai-Caoa, que somou 830 pontos.


A Hyundai-Caoa é responsável pela venda de modelos importados e dos produzidos em Anápolis (GO). Nessa lista, há Elantra e ix35, entre outros.

A Toyota, que já havia perdido o primeiro lugar na pesquisa de satisfação com vendas, obteve um empate com a Mitsubishi. Com 817 pontos, as duas marcas ficaram em segundo lugar.

Também apareceram com notas acima da média a Honda, a Hyundai-HMB (responsável pela linha HB20 e pelo Creta), a Kia, a Chevrolet, a Jeep, a Citroën e a Nissan.


 

CONFIRA O RANKING

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.