Agosto deverá ser o melhor mês para a venda de carros no Brasil desde dezembro de 2015. Ainda assim, há modelos que estão em baixa.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Alguns devem perder posição no ranking de emplacamentos. Outros devem vender menos que em julho.
Dados sobre a venda de carros no Brasil apurados de 1º a 27 de agosto mostram quais são os modelos em pior situação. Aqui, estamos considerando apenas o grupo de veículos que figuram na lista dos 20 mais emplacados.
Como ainda faltam quatro dias para o fechamento do mês, diversos carros cujas vendas estão abaixo das de julho ainda devem conseguir superar o mês passado. Outros, porém, vão ficar pouco ou bastante abaixo, considerando as médias diárias que fizeram até agora.
Nesse grupo estão Ka, Gol, Kwid, Compass, Sandero, Etios e Toro.
Um dos que devem cair em relação ao mês passado é o terceiro colocado do ranking, Ford Ka. Aqui, no entanto, não dá para dizer que o modelo está em baixa. Em primeiro lugar, julho foi atípico, pois a marca fez promoções para queima de estoque da gama antiga.
Além disso, o novo Ka acabou de chegar, e agosto não será um mês cheio de vendas para ele. Teremos uma ideia melhor sobre o desempenho do carro no mês que vem (leia detalhes aqui).
VEJA TAMBÉM: 20 USADOS PARA COMPRAR DE OLHOS FECHADOS
1/20
Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
2/20
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
3/20
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
4/20
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
5/20
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
6/20
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
7/20
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
8/20
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
9/20
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
10/20
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
11/20
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
12/20
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
13/20
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
14/20
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
15/20
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
16/20
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
17/20
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
18/20
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
19/20
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
20/20
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
Venda de carros: sucessos em queda
Depois de massacrar todos os SUVs do Brasil durante o primeiro semestre, o Compass vai ficar na vice-liderança da categoria pelo segundo mês seguido. O primeiro lugar deve ficar com o Creta novamente.
Na lista de venda de carros apurada até o dia 27, o Compass somou 4.177 emplacamentos. Se mantiver a média diária, deverá apresentar queda de cerca de 10,5% ante julho.
O Gol, que registrou 5.143 unidades vendidas até o dia 27, deve recuar quase 11%. A queda do Kwid será um pouco maior, de aproximadamente 12,4%. Para a Toro, a estimativa é de baixa de 8,5%.
Venda de carros: as maiores quedas
No grupo dos 20 mais emplacados, alguns modelos vão ter queda acentuada em agosto. Nesse “clube” estão Etios e Sandero.
No caso do carro da Renault, esse comportamento vem sendo observado durante todo o ano de 2018. Quando a marca consegue alavancar o Sandero no atacado, ele dispara. Quando isso não ocorre, ele despenca.
Em agosto, a queda estimada do modelo é de 28%. Até o dia 27, somou 2.669 unidades emplacadas.
Quando o assunto é venda de carro, a vida do Etios não anda boa. Com a chegada do Yaris, o veterano perdeu versões. E vem perdendo também muito espaço.
De 1º a 27 de agosto, teve apenas 1.188 unidades vendidas. Ante julho, deve recuar quase 24%. E julho já não havia sido um mês bom.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.