Itália com Croácia é viagem de carro perfeita

Para quem não abre mão de fazer uma viagem de carro, combinar Itália e Croácia é uma ótima pedida

Viagem de carro Crédito: Split, ponto de partida para ilhas croatas como Hvar (Fotos: Rafaela Borges/Estadão)

Muitas pessoas que querem conhecer a Croácia têm dificuldades de decidir: com que combinar? Grécia é uma escolha óbvia para quem quer foco no litoral. Ibiza e Saint Tropez, idem. Mas tudo isso requer trecho aéreo. Que tal pensar em uma viagem de carro à Croácia?

LEIA TAMBÉM

 

Continua depois do anúncio

Acabei de voltar da Croácia e muita gente me perguntou: em que parte da Europa fica? Poucos sabem que a Croácia é ao lado da Itália.

 

(VOCÊ TAMBÉM PODE ME ENCONTRAR NO INSTAGRAM: @Rafaelatborges)


 

Então, para quem pretende fazer uma viagem de carro pela Europa, como eu, combinar Itália e Croácia é uma excelente pedida. E vale parar na Eslovênia no caminho.

O país tem um belíssimo litoral e é pouco conhecido por brasileiros. E, se houver bastante tempo, dá para ir até Montenegro, um destino que está na moda.


 

VEJA TAMBÉM: DEZ ESTRADAS INCRÍVEIS PARA QUEM AMA DIRIGIR

Veja mais: detalhes da galeria

 


 

LOCALIZAÇÃO

O oeste da Itália e a Croácia ficam separados pelo Adriático. O belíssimo mar é uma parte ainda mais esverdeada e cristalina do famoso Mediterrâneo.

Para quem quer voar direto à Europa, o destino inicial ideal é Milão. A capital da Lombárdia pode ser vista em dois dias.


A cidade é mais cosmopolita que histórica, e vale mais dias para quem tem interesse em moda, design, gastronomia e vida noturna. Milão é a referência italiana (e mundial) para esses assuntos.

De Milão, dirija-se ao Veneto, com suas cidadezinhas charmosas. Os principais pontos dessa região são a Verona de Romeu e Julieta e, claro Veneza. A cidade erguida entre canais vale pelo menos três dias de visita (sem usar o carro, é claro).

 


Catedral de San Marco, em Veneza (Foto: Adriana Moreira/Estadão)

 

De Milão a Verona são 160 km. Até Veneza, são mais 115 km. Se houver mais tempo, logo abaixo está a região de Emília Romagna.


O que tem por lá? Bolonha e as sedes de Ferrari (Maranello) e Lamborghini (Sant’Agata Bolognese). Um prato cheio para os entusiastas dos automóveis  (não deixe de visitar os museus de ambas).

Das duas cidades do Veneto, são 160 km até Bolonha.

ESLOVÊNIA E CROÁCIA

Se você achar que Milão fica muito longe, ou não tiver muito tempo, dá pra pegar uma conexão aérea até o aeroporto de Veneza. De lá, alugue seu carro e parta em direção à Eslovênia.


Faça uma parada na história Triste, ainda na Itália, a 160 km de Veneza. Então, entre na Eslovênia. Você vai passar pelos dois destinos litorâneos mais famosos do país, Piran e Portoroz. A partir de Triste, são apenas 40 km.

Em seguida, você já estará na Croácia.

CHEGANDO À CROÁCIA EM VIAGEM DE CARRO

A partir de Piran/Portoroz, você começará a percorrer o litoral da Croácia, de tom esverdeado contrastante e cristalino. A viagem de carro segue por cerca de 80 km até Rovinj, uma das principais cidade da península Ístria.


Esta região tem forte influência italiana. Na divisa com o país, integrava o Império Romano e fazia parte do território da Itália até a Segunda Guerra Mundial.

A maior cidade de Ístria é Pula, cerca de 20 km à frente. Destino pouco conhecido dos brasileiros, Pula que começa a ficar cada vez mais popular na Europa. Além de belas praias, a cidade tem um anfiteatro que lembra o Coliseu, em Roma.

A influência romana, inclusive, é vista em toda a Croácia. A partir de Ístria, há duas opções. Dá para seguir pelo interior em direção à capital croata, Zagrebe, a 250 km.


Outra opção é continuar pelo litoral. Nesse caso, a viagem de carro continuará às margens do Adriático para desvendar belas praias e cidades com forte herança medieval.

SPLIT, HVAR, DUBROVNIK…

Aqui começa a visita aos destinos mais badalados da Croácia. Antes de chegar a eles, vale parar em Pag (241 km, em trajeto que inclui balsa, ou 400 km, apenas por rodovia). Trata-se da ilha croata com o litoral mais extenso.

Em Zadar, 50 km à frente, dá para ouvir o Sea Organ, som produzido por degraus de mármore construídos a beira mar em contato com as ondas.


Então, são mais 160 km até Split. Destino conhecido da Croácia, tem em seu porto o ponto de partida para diversos programas imperdíveis, como visitas à gruta e à lagoa Azul e, principalmente, a mais desejada ilha do país, Hvar.

Não dá, porém, para fazer bate e volta de Split a Hvar. Vale ficar na ilha por alguns dias. Para quem não quer saber de balsas e catamarãs, e pretende se manter firme na viagem de carro, Trogir pode ser boa opção.

A cidadezinha de 10 mil habitantes tem um centro de arquitetura medieval, que é patrimônio histórico da Unesco. Trata-se também da cidade mais antiga da Croácia, com cerca de 4 mil anos.


História também é a principal atração de Dubrovnik, outro patrimônio da Unesco. A cidade medieval murada emprestou vários de seus cenários para a série cultuada “Game of Thrones”.

Dubrovnik está a 250 km de Split. Então, se você tiver tempo, a fronteira com Montenegro fica logo ali. Budva, praia mais badalada do país, fica a menos de 100 km. Para fechar com chave de ouro sua viagem de carro por esses paraísos.

 


Trogir é a cidade mais antiga da Croácia

 

 


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio