Primeira Classe

SUV ‘queridinho’ deve ficar fora do ‘top 20’

Honda HR-V, líder dos compactos desde seu lançamento, começa a perder espaço no mercado brasileiro de carros

Rafaela Borges

30 de abr, 2018 · 8 minutos de leitura.

Honda HR-V" >
Honda HR-V
Crédito: No segmento de SUVs, ele foi apenas o quinto mais vendido em abril (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Desde seu lançamento, em 2015, o Honda HR-V dominou o segmento de SUVs compactos. Mais que isso: até a chegada do Jeep Compass, no fim de 2016, ele era primeiro colocado em toda a categoria (que inclui médios e grandes).

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Porém, neste ano, o HR-V está perdendo espaço. E essa queda parece ter alcançado seu auge no mês de abril.

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Números preliminares obtidos pelo blog apontam que, neste mês, o HR-V deverá ficar fora da lista dos 20 carros mais vendidos do Brasil. Além disso, o Honda também perdeu ampla participação no segmento de SUVs.

 

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A categoria, aliás, está bastante agitada neste ano. Há constante rodízio na primeira posição do ranking (veja aqui).

No mês passado, o HR-V já havia perdido o primeiro lugar dos SUVs compactos para o Nissan Kicks. Agora, a situação piorou bastante. Ele também ficou atrás do Renegade e do Creta.


Isso entre os dias 1º e 27 de abril. Porém, como falta apenas um dia de emplacamentos para o fechamento do mês (30 de abril), o HR-V dificilmente vai recuperar o espaço perdido.

Com isso, deve confirmar as posições que tem agora. No segmento de SUVs, deverá ser o quinto mais emplacado em abril. Considerando apenas os SUVs compactos, é o quarto.

 


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Razões da queda do HR-V

O Honda HR-V é caro? Depende. A versão de topo, Touring, é de fato a mais cara do segmento de SUVs compactos. Custa R$ 108.900.


Porém, o modelo tem boa diversidade de versões, que partem de R$ 81.900. É um preço competitivo para o segmento.

Para comparação, o Chevrolet Tracker, conhecido pelo bom custo-benefício, começa em R$ 87.990. Já vem com câmbio automático, no entanto.

Ainda assim, o HR-V automático mais em conta não é muito mais caro que o Tracker. Sai por R$ 88.900.


Outro queridinho do mercado, o Creta é mais em conta: começa em R$ 76.350. Porém, nesse caso, com um motor 1.6 bem mais fraco que o bom 1.8 do HR-V.

Análises de preços à parte, a verdade é que o Honda sempre foi um pouco mais caro. Ainda assim, sempre vendeu mais.

Por quê? Porque se tornou o queridinho do Brasil. Entre os SUVs, acabava sendo a opção mais racional, por ser espaçoso para um compacto, e ter um motor que garante bom desempenho  – o que é raro nesse segmento.


Por que, então, ele está perdendo espaço agora?

O líder sempre perde

Antes da chegada das montadoras “newcomers”, no fim dos anos 90, a Volkswagen tinha mais de 30% do mercado. Quando as novatas vieram, a alemã, que era líder disparada, foi a que mais perdeu.

Logo, além de participação, a Volkswagen perdeu também a liderança do mercado de carros no Brasil.


Assim, é normal, quando novidades chegam, o líder ser o maior prejudicado. Isso é exatamente o que vem ocorrendo com o HR-V. De 2017 para cá, o segmento recebeu muitas novidades.

Em primeiro lugar, veio o médio Compass. Apesar de ter preço inicial de quase R$ 110 mil, o Jeep acabou concorrendo diretamente com as versões mais caras do HR-V.

Nesse caso, o Honda já perdeu um pouco de espaço. O Creta foi outro que atingiu diretamente o HR-V. O Kicks, nacionalizado em 2017 e com preços mais competitivos, também tirou espaço do modelo.


Há ainda, nesse grupo, o Captur, que começa a ganhar relevância no mercado. O Tracker, por sua vez, ganhou atualizações que impulsionaram suas vendas.

E o WR-V? Em minha opinião, ele não tira mercado do HR-V. No começo, isso pode ter até ocorrido. Agora, não mais. Mas isso é assunto para uma próxima análise.

EcoSport já passou por isso

Por mais que o segmento de SUVs esteja crescendo, alguns modelos sempre vão perder participação quando chegam novidades. No momento, isso está ocorrendo com o HR-V. Porém, o EcoSport já foi a “bola da vez”.


O Ford fechou 2014 na liderança que já mantinha, quase ininterruptamente, desde 2003. Porém, em 2015 chegaram o HR-V e o Renegade. O Eco caiu, e nunca mais se recuperou. Hoje, é o sexto SUV mais vendido do País (quinto entre os compactos).

A queda do HR-V, porém, não deverá ser tão acentuada. Minha aposta é que ele vai continuar se alternando com Kicks e Creta na briga pelo primeiro lugar dos compactos.

O Renegade, líder do mês, é cíclico. Vai bem em alguns meses, mas, no geral, é o tradicional ocupante da quinta colocação da categoria.


O Creta já passou por uma leve queda neste ano. Porém, em abril, mostrou recuperação. Assim, ele, Kicks e o Honda parecem ser mesmo os principais postulantes ao número 1.

Porém, para ganhar força na briga com Kicks e Creta, o HR-V merece algumas atualizações. Afinal, quem chega depois traz inovações, e o Honda tem de acompanhar tecnologicamente os demais.

Não é ainda o caso de uma nova geração, e sim de uma atualizações de meio de ciclo de vida. Essas mudanças, aliás, já estão sendo providenciadas e, segundo rumores de bastidores, devem chegar em breve. E a briga ficará cada vez mais quente.


 

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