O Volkswagen Tiguan é aquele típico carro em fim de carreira. No ano passado, ele até ganhou uma versão mais em conta, com motor 1.4. Isso não foi suficiente. Em 2017, as vendas naufragaram de vez.
Para se ter uma ideia, neste ano, o carro ainda não havia conseguido nem se aproximar da casa das 100 unidades emplacadas. Muitas vezes, não passou das 50.
Até outubro, tinha 551 emplacamentos acumulados no ano – ou 50 por mês. Brigava com o CR-V pelo posto de SUV médio mais esquecido (e agora, insignificante) do Brasil. Logo os dois, que sempre foram desejados. O fim de carreira se aproximava, e parecia trágico.
E aí veio o mês de novembro, e o Tiguan conseguiu emplacar 390 unidades. Pouco? Pode parecer, mas não é. É um excelente número para o segmento de SUVs médios, pois, com exceção do Compass, dificilmente algum desses carros passa das mil unidades.
Além disso, essas 390 unidades representam mais de um terço do total de vendas do Tiguan no ano. Agora, de janeiro a novembro, ele soma 941 emplacamentos.
ESTRATÉGIA
O que mudou? A Volkswagen investiu um pouquinho no Tiguan, e o consumidor retribuiu.
O cliente brasileiro mostrou que ainda considera o Volkswagen Tiguan o excelente carro que, mesmo defasado, ele ainda é. Tem interior bem acabado, bom motor, bonito e pacote de tecnologia. Tanto que, em um comparativo com novos SUVs médios do mercado, o Volkswagen obteve a vitória.
Então, qual era o problema do Tiguan? O mesmo de outros Volkswagen: preço. Preço alto demais para o que o carro oferece.
Em alguns casos, o preço extra é justificável, como o do Polo. Na maioria, no entanto, não é. Os carros da Volkswagen estão entre os melhores do Brasil, mas não são tão melhores para cobrarem um extra tão absurdo.
Um dos exemplos é o Golf. Não há justificativa aceitável para o Golf 1.4 custar mais de R$ 10 mil a mais que o Cruze equivalente.
Com o Tiguan, ficou claro que o problema é o preço. A Volkswagen está oferecendo um belíssimo desconto para o SUV médio: mais de R$ 25 mil.
A versão 1.4 está saindo por R$ 115.990, ante os R$ 141.332 da tabela.
Nas últimas semanas, recebi ligações e emails de conhecidos para perguntar sobre o Tiguan. Com o preço mais baixo (e considerado, por essas pessoas, justo), a vontade de comprar veio. Mesmo com o fato, já público, de o modelo estar prestes a sair de linha.
Fica, então, claro: com preço justo, os modelos da Volkswagen vendem como deveriam. Não está na hora de a montadora rever sua estratégia?
Em tempo: a nova geração do Volkswagen Tiguan chega no ano que vem, importada, e apenas em versão de sete lugares. A atual dirá adeus, mas não porque a nova vai ocupar seu lugar.
O espaço deixado pelo Tiguan atual será preenchido por um novo SUV médio, a ser feito na Argentina.
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Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
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