Se o mês de junho não foi tão positivo para o Polo (veja aqui), ele foi um período de celebração para seu irmão. O Volkswagen Virtus conseguiu assumir a liderança do segmento de sedãs compactos.
No mês passado, o Volkswagen Virtus somou 4.205 unidades vendidas. Já o Chevrolet Prisma ficou com 3.977 emplacamentos.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
No entanto, considerando todos os sedãs à venda no mercado, a liderança foi de um modelo maior (e mais caro). Trata-se do Toyota Corolla, que teve 4.288 unidades vendidas.
VEJA TAMBÉM: CARROS À VENDA NO BRASIL QUE JÁ MUDARAM LÁ FORA
FORD FOCUS
O Focus acabou de ganhar uma nova geração na Europa. O modelo, no entanto, deverá ser restrito àquele mercado, já que a Ford norte-americana não venderá mais o Focus nos Estados Unidos. Por aqui, o modelo vem da Argentina e a atualização ainda não foi confirmada.
FORD FOCUS
.
CITROËN C3
O C3 também já ganhou uma terceira geração na Europa, que dificilmente chegará ao País. O novo modelo foi lançado em 2017 e tem amplas melhorias em relação ao modelo vendido no Brasil. Além disso, tem visual mais moderno e parecido com o Cactus.
CITROËN C3
.
PEUGEOT 308
A atual geração do Peugeot 308 vendida na Europa foi lançada em 2014 e desde então tem sua vinda especulada ao País. No entanto, os anos passam e o 308 vendido aqui ainda é da primeira geração, de 2008.
PEUGEOT 308
.
RENAULT DUSTER
O Duster ganhou uma ampla reforma na Europa, que incluiu melhorias no visual, interior e motores novos. Por aqui, o carro atual continua até segunda ordem.
RENAULT DUSTER
.
FORD FIESTA
O Fiesta foi outro Ford a receber uma nova geração na Europa. A novidade, no entanto, não deverá chegar ao Brasil. O modelo nacional ganhou uma reestilização inspirada no novo modelo. A Ford daqui, no entanto, deverá focar no Ka e deixar o Fiesta de lado.
FORD FIESTA
.
Evolução do Volkswagen Virtus
Lançado no Brasil no primeiro bimestre deste ano, o Virtus desde o início vem tirando espaço de outros sedãs compactos. Além dele, o Fiat Cronos, que também chegou às lojas nesta época, levou os rivais a perderem participação.
Nos primeiros meses, porém, o único a ficar imune à chegada de Volkswagen Virtus e Fiat Cronos foi o Prisma. No segundo bimestre, o carro da Chevrolet até cresceu em vendas.
Por dois meses seguidos, o Prisma foi o quarto carro mais emplacado no Brasil.
Porém, as coisas começaram a mudar em maio, quando o Prisma perdeu ampla participação. Na mesma época, começou a sentir a aproximação do Volkswagen Virtus, que agora conseguiu a ultrapassagem.
Queda de vendas
O segmento de sedãs, no entanto, não foi muito bem em junho. Enquanto o mercado cresceu 3,45%, na comparação com maio, importantes carros da categoria registraram queda de vendas.
Até mesmo o Volkswagen Virtus recuou em número de emplacamentos. Em maio, ele havia somado 4.271 unidades vendidas.
A queda do Chevrolet Prisma foi bem mais acentuada: no mês de maio, ele havia obtido 5.021 emplacamentos.
Em junho, também venderam menos que em maio o Cronos, o Etios Sedan, o City e o Siena. Já Ka Sedan, HB20S, Voyage, Versa e Cobalt tiveram crescimentos leves.
A maior alta foi a do Logan. Os emplacamentos do Renault foram de 1.351 unidades em maio para 2.497 em junho.
Os mais vendidos
Atrás de Volkswagen Virtus e Chevrolet Prisma, apareceu o Ka Sedan. Terceiro colocado, o Ford somou 3.269 emplacamentos em junho.
O Cronos foi quarto colocado, com 2.999 unidades vendidas. O Versa obteve uma boa quinta posição (2.696). O HB20 S foi sexto (2.669) e o Voyage, sétima (2.644).
O Logan foi oitavo colocado, enquanto o Etios Sedan apareceu na nona colocação. O Cobalt fechou a lista dos dez mais vendidos.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.