Primeira Classe

Segmento de sedãs compactos tem novo líder

Após alguns meses ameaçando o Chevrolet Prisma, Volkswagen Virtus finalmente conseguiu a ultrapassagem

Rafaela Borges

03 de jul, 2018 · 4 minutos de leitura.

Volkswagen Virtus" >
Volkswagen Virtus
Crédito: Sedã é o novo líder do segmento (Foto: Rafael Arbex/Estadão)

Se o mês de junho não foi tão positivo para o Polo (veja aqui), ele foi um período de celebração para seu irmão. O Volkswagen Virtus conseguiu assumir a liderança do segmento de sedãs compactos.

No mês passado, o Volkswagen Virtus somou 4.205 unidades vendidas. Já o Chevrolet Prisma ficou com 3.977 emplacamentos.

 

Publicidade


CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

 

No entanto, considerando todos os sedãs à venda no mercado, a liderança foi de um modelo maior (e mais caro). Trata-se do Toyota Corolla, que teve 4.288 unidades vendidas.


 

VEJA TAMBÉM: CARROS À VENDA NO BRASIL QUE JÁ MUDARAM LÁ FORA

 


Evolução do Volkswagen Virtus

Lançado no Brasil no primeiro bimestre deste ano, o Virtus desde o início vem tirando espaço de outros sedãs compactos. Além dele, o Fiat Cronos, que também chegou às lojas nesta época, levou os rivais a perderem participação.

Nos primeiros meses, porém, o único a ficar imune à chegada de Volkswagen Virtus e Fiat Cronos foi o Prisma. No segundo bimestre, o carro da Chevrolet até cresceu em vendas.

Por dois meses seguidos, o Prisma foi o quarto carro mais emplacado no Brasil.


Porém, as coisas começaram a mudar em maio, quando o Prisma perdeu ampla participação. Na mesma época, começou a sentir a aproximação do Volkswagen Virtus, que agora conseguiu a ultrapassagem.

Queda de vendas

O segmento de sedãs, no entanto, não foi muito bem em junho. Enquanto o mercado cresceu 3,45%, na comparação com maio, importantes carros da categoria registraram queda de vendas.

Até mesmo o Volkswagen Virtus recuou em número de emplacamentos. Em maio, ele havia somado 4.271 unidades vendidas.


A queda do Chevrolet Prisma foi bem mais acentuada: no mês de maio, ele havia obtido 5.021 emplacamentos.

Em junho, também venderam menos que em maio o Cronos, o Etios Sedan, o City e o Siena. Já Ka Sedan, HB20S, Voyage, Versa e Cobalt tiveram crescimentos leves.

A maior alta foi a do Logan. Os emplacamentos do Renault foram de 1.351 unidades em maio para 2.497 em junho.


Os mais vendidos

Atrás de Volkswagen Virtus e Chevrolet Prisma, apareceu o Ka Sedan. Terceiro colocado, o Ford somou 3.269 emplacamentos em junho.

O Cronos foi quarto colocado, com 2.999 unidades vendidas. O Versa obteve uma boa quinta posição (2.696). O HB20 S foi sexto (2.669) e o Voyage, sétima (2.644).

O Logan foi oitavo colocado, enquanto o Etios Sedan apareceu na nona colocação. O Cobalt fechou a lista dos dez mais vendidos.


 

 

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.