Projeto quer afrouxar apreensão de carro com licenciamento atrasado
Carro que for flagrado duas vezes em até 12 meses com débito do licenciamento será apreendido; atualmente lei apreende o carro no primeiro flagrante
Por
Redação
29 de out, 2019 ·
2m de leitura.
A Câmara dos Deputados aprovou na Comissão de Viação e Transporte o texto que autoriza a apreensão de automóveis com falta de licenciamento, caso seja reincidente no atraso. O texto tem autoria da deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR) em cima do Projeto de Lei 8494/17 de Heuler Cruvinel, ex-deputado.
Com o novo texto aprovado, caso o motorista ou dono do veículo seja flagrado, mais de uma vez, dentro de um período entre 15 dias e 12 meses, transitando com o veículo sem o licenciamento em dia, o carro será apreendido.
Agora, a regra estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a apreensão do veículo na primeira vez que for flagrado com a documentação irregular. No caso, para a liberação do carro, é preciso pagar a multa por rodar com o carro com a documentação fora do prazo e outras que possam estar em aberto, além do licenciamento e os dias de pátio que o carro ficou apreendido.
O ASX é um SUV compacto com ares de raiz e direito até a tração integral em algumas versões. O espaço interno é bom, apesar das dimensões enxutas, mas o consumo do 2.0 pode assustar. O câmbio é automático CVT. Foto: Mitsubishi/Divulgação
2/8
VOLKSWAGEN JETTA VARIANT 2013 - R$ 47 MIL
Uma perua com um cinco cilindros sob o capô e um ronco pra lá de instigante sempre interessa, certo? A Jetta Variant está com preços cada vez mais camaradas, mas pede cuidado na manutenção do motor. Corrigir problemas pode sair caro, Foto: Sergio Castro/Estadão
3/8
TOYOTA ETIOS SEDÃ XLS AUTOMÁTICO 2017 - R$ 46 MIL
O Etios é um ótimo usado para quem não quer ter dor de cabeça. O sedã tem um porta-malas cavernoso, com 563 litros, e o conjunto é pra lá de convincente. O motor 1.5 dá conta do recado mesmo com o carro cheio e o câmbio, apesar de ter apenas quatro marchas, tem trocas suaves e consegue dar bom desempenho ao modelo. Foto: Toyota/Divulgação
4/8
FIAT FREEMONT 2012 - R$ 45 MIL
Se a necessidade é espaço, o Freemont pode levar até sete pessoas com conforto e conveniências. Só não espere muita velocidade, já que diferentemente do irmão Dodge Journey, o Freemont só foi vendido por aqui com um cansado 2.4 de 178 cv, pouco para o SUV pesado. Foto: Marcio Fernandes/Estadão
5/8
HYUNDAI IX35 2011 - R$ 47 MIL
O ix35 é confortável, espaçoso e tem desempenho correto. Além disso, mudou bem pouco até o fim de sua vida, o que dificulta precisar o ano da unidade só olhando por fora. Foto: Luís Felipe Figueireto/Estadão
6/8
TOYOTA COROLLA XEI 2012 - R$ 46 MIL
O Corolla custa a desvalorizar, haja visto que com cerca de R$ 46 mil, apenas unidades lá de 2012 estão disponíveis. Ainda assim, o conjunto é bom e é fácil encontrar modelos com baixa quilometragem e bom estado de conservação. Foto: Sergio Castro/Estadão
7/8
FORD FUSION 2011 - R$ 46 MIL
Esse Fusion é da geração antiga, mas ainda chama atenção por onde passa. Muito espaçoso e imponente, ainda não perdeu o ar de "carro de diretoria" e pouca gente vai dizer que custou menos do que um hatch 1.0 de entrada. Só cuidado com a manutenção, que pode sair cara. Foto: Sergio Castro/Estadão
8/8
VW MOVE UP! TSI 2017 - R$ 46 MIL
O Up! TSI é um brinquedão para quem precisa de um carro compacto e muito ágil na cidade. A despeito do tamanho pequeno, o Up! turbinado também se sai muito bem na estrada, além de ser muito econômico. É fácil fazer mais de 16 km/l na estrada sem muito esforço. Foto: Sergio Castro/Estadão