Você está lendo...
Multas, licenciamento e transferência podem ser pagos com Pix
Legislação

Multas, licenciamento e transferência podem ser pagos com Pix

Além do IPVA, disponível desde o ano passado, Governo de São Paulo liberou o pagamento de mais opções pelo Pix

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

04 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Pagamento via Pix
Pix pode ser usado para pagar multas e licenciamento antecipado
Crédito:Sefaz-SP/Divulgação

Com a correria do dia a dia, qualquer ação que cujo objetivo seja agilizar a vida do cidadão é bem-vinda. Dessa forma, o Governo de São Paulo anunciou na última quarta-feira (3) que o licenciamento antecipado, a transferência de veículos usados e multas de trânsito poderão ser pagos com Pix.

De acordo com o Detran-SP, quem decidir utilizar o recurso precisa acessar o portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz-SP) para gerar um QR Code. Assim, é possível fazer os pagamentos pendentes. 



Desde outubro do ano passado, o Pix já estava disponível para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Agora, mais opções podem ser quitadas por essa via, o que facilita o processo.

Publicidade


“Depois do IPVA, a atual gestão dá mais um passo importante de simplificação na relação com os cidadãos com a inclusão de novos pagamentos por Pix. A desburocratização dos serviços públicos é uma prioridade, na medida em que colabora diretamente para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade no Estado de São Paulo”, afirma Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento.

ctb
ALEX SILVA/ESTADÃO

Como fazer o pagamento via Pix

Para fazer o pagamento via Pix, o processo é bem simples. Basta acessar o site da Sefaz-SP e seguir as instruções. Mas é preciso ficar atento a alguns critérios. Após preencher o cadastro, o QR code para quitar as dívidas só tem validade de 15 minutos. É importante checar, por exemplo, se o destinatário da transferência está correto.


Além disso, o Detran-SP e a Sefaz-SP alertam que não não enviam boletos, e-mails ou mensagens via Whatsapp com QR Code para evitar fraudes. Portanto, caso receba alguma comunicação desses dois órgãos, não faça o pagamento. Desse modo, a única forma para realizar o Pix é o interessado entrar no site e solicitar o código.

Confira o passo a passo para acessar o serviço:

  • Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (https://pixipva.fazenda.sp.gov.br/pixipva)
  • Efetue o login e selecione o serviço desejado;
  • Para consultar débitos pendentes, preencha os campos com as informações necessárias (Renavam e placa ou, em alguns serviços, CPF/CNPJ) e clique em “Consultar”.
  • Selecione os débitos que deseja pagar e clique em “Pagar via Pix” para a emissão do QR Code.
  • Utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code, ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”.
  • Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.
  • Após o pagamento, a mensagem “Pagamento Confirmado!” será exibida na tela do sistema da Sefaz.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.