Emily Nery, para o Jornal do Carro

29/12/2020 - 3 minutos de leitura.

Prazo para transferência de veículos adquiridos na pandemia termina nesta quinta

Detran-SP aceita até o dia 31 a transferência de usados comprados na pandemia; confira passo a passo de como regularizar o modelo usado

transferência
Transferência de carros usados comprados de fevereiro até novembro precisam ser feitas até quinta-feira (31) Crédito: ANDRE LESSA/ESTADÃO
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quem comprou um veículo usado durante a pandemia tem até quinta-feira (31) para fazer a transferência. O processo é todo online, mas a vistoria precisa ser física.

Por causa da pandemia, o prazo de 30 dias para transferência de um veículo usado foi suspenso. O serviço voltou em novembro, após publicação da Resolução 805/2020 do Contran. Veículos comprados entre 19 de fevereiro e 30 de novembro precisam ser regularizados, se já não foram.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Passo a passo

O comprador precisa pagar os débitos e a taxa de transferência. O pagamento pode ser feito pela internet, aplicativo ou caixa eletrônico. É preciso estar com o número do Renavam.

O novo proprietário deve agendar uma vistoria. Veja as empresas credenciadas aqui. Depois, basta acessar os portais do Detran-SP ou Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital. Escolha a seção ‘Registro e Transferências’.

Após o envio da solicitação e a regularização, o condutor recebe um e-mail do Detran-SP confirmando a transferência.

Caso o veículo seja de outro município e ainda tenha a placa cinza, será necessário trocar pela nova no padrão Mercosul. Para isso, basta comparecer em uma empresa credenciada. A taxa é paga à própria emplacadora.

Placa Mercosul
Caso o veículo não tenha a placa no padrão Mercosul, será necessário a instalar. JF DIORIO/ESTADÃO

Retirada do Certificado de Registro Veicular (CRV)

Para retirar o novo Certificado de Registro Veicular (CRV), o motorista precisa agendar no site do Poupatempo na seção ‘Retirada de CRV’.



Como utilizar o licenciamento digital?

Após a transferência o motorista faz o download ou impressão do licenciamento digital. Pode ser nos sites do Detran.SP e Poupatempo ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O documento pode ser impresso em casa em papel A4, tinta preta e página única. Se preferir, o condutor pode utilizar o formato digital no aplicativo CDT.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais