Jeep
Jeep/Divulgação

Projeto de lei quer isenção do IPI para taxistas adquirirem carro 4x4

Medida quer alterar Lei já aprovada e permitir que taxistas e cooperativas consigam comprar veículos 4x4; projeto de lei visa setor turístico

Por Rodrigo Tavares 18 de set, 2023 · 3m de leitura.

Um projeto de lei, proposto pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), quer permitir que taxistas e suas cooperativas possam ter isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na compra de carros novos, com tração nas quatro rodas. A medida valeria para veículos de qualquer cilindrada, modelo ou carroceria utilizada, por exemplo.

O Projeto de Lei 2093/23 está atualmente está em análise na Câmara dos Deputados, e prevê alterar a Lei 8.989/95, para aumentar sua abrangência, no entanto. Atualmente, a norma já prevê isenção do IPI na compra de veículos por taxistas, bem como também por pessoas com deficiência, e pessoas com autismo ou seus representantes.

Toyota SW4 tem tração 4×4 e se encaixa na descrição do projeto de lei, por exemplo (KRPIX/ESTADÃO)

Entretanto, nos casos citados acima, existem algumas imposições, tal como ter pelo menos quatro portas. Além disso, também devem ter motor até 2.000 cilindradas de deslocamento volumétrico, ou seja, até 2 litros (2.0). 

Segundo Figueiredo, a restrição tem dificultado na utilização de serviços de táxi, por parte da população, em atividades turísticas, por exemplo. Em regiões litorâneas, acessos a praias, dunas ou estradas de difícil acesso, um veículo com capacidade todo terreno se fazem necessárias, no entanto. 

Seja como for, a proposta está em fase de tramitação, em caráter conclusivo. Por fim, ela ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Assim como também pela de Finanças e Tributação.



O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford mostra Nova Ranger por dentro e picape é cheia de tecnologias