Você está lendo...
Projeto de lei quer isenção do IPI para taxistas adquirirem carro 4×4
Legislação

Projeto de lei quer isenção do IPI para taxistas adquirirem carro 4×4

Medida quer alterar Lei já aprovada e permitir que taxistas e cooperativas consigam comprar veículos 4x4; projeto de lei visa setor turístico

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

18 de set, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep
Medida visa melhorar condições para quem precisa de um 4x4 para o setor de transporte de pessoas
Crédito:Jeep/Divulgação

Um projeto de lei, proposto pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), quer permitir que taxistas e suas cooperativas possam ter isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na compra de carros novos, com tração nas quatro rodas. A medida valeria para veículos de qualquer cilindrada, modelo ou carroceria utilizada, por exemplo.

O Projeto de Lei 2093/23 está atualmente está em análise na Câmara dos Deputados, e prevê alterar a Lei 8.989/95, para aumentar sua abrangência, no entanto. Atualmente, a norma já prevê isenção do IPI na compra de veículos por taxistas, bem como também por pessoas com deficiência, e pessoas com autismo ou seus representantes.



Toyota SW4 tem tração 4×4 e se encaixa na descrição do projeto de lei, por exemplo (KRPIX/ESTADÃO)

Publicidade


Entretanto, nos casos citados acima, existem algumas imposições, tal como ter pelo menos quatro portas. Além disso, também devem ter motor até 2.000 cilindradas de deslocamento volumétrico, ou seja, até 2 litros (2.0). 

Segundo Figueiredo, a restrição tem dificultado na utilização de serviços de táxi, por parte da população, em atividades turísticas, por exemplo. Em regiões litorâneas, acessos a praias, dunas ou estradas de difícil acesso, um veículo com capacidade todo terreno se fazem necessárias, no entanto. 

Seja como for, a proposta está em fase de tramitação, em caráter conclusivo. Por fim, ela ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Assim como também pela de Finanças e Tributação.



O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford mostra Nova Ranger por dentro e picape é cheia de tecnologias

Deixe sua opinião