A Volvo fará um recall das unidades do XC90 ano/modelo 2020/2021. Ou seja, há uma possível falha na fixação à carroceria do controle do sistema de segurança.
Os carros foram fabricados entre 10/09/2020 a 22/09/2020. Há risco de um problema na fixação do módulo de controle do sistema de segurança (SRS) à carrocerias.
Segundo informações da Volvo, o torque utilizado para fixação dos parafusos no módulo SRS estava impreciso.
Como resultado, poderá ocorrer uma falha no desempenho do módulo SRS. Assim, em uma eventual colisão, a cápsula poderá não acionar os dispositivos que complementam a segurança dos ocupantes no veículo.
Em outras palavras, equipamentos complementares de segurança, como os air bags, podem não funcionar. Assim como o pré-tensionador dos cintos de segurança.
Além disso, a falha do módulo pode acarretar também à desconexão da bateria de alta voltagem.
Portanto, a marca frisa a importância da realização do reparo. Sobretudo por causa do aumento do risco de danos físicos. Da mesma forma para os ocupantes do veículo e terceiros.
Necessário agendamento para inspeção do veículo
Assim, os donos desses SUVs da Volvo devem agendar o recall em um concessionária. Durante a inspeção, será verificada a fixação do módulo SRS à carroceria. Logo, se for necessário será feito o ajuste no torque dos parafusos de fixaçãoafusos.
Para maiores informações, a Volvo disponibiliza os contatos de sua rede de concessionárias e central de atendimento Volvo (0800-7077590). Quem quiser, também pode contatar o fabricante pelo e-mail sac.volvocar@volvocars.com
Caso o motorista tenha sofrido algum tipo de acidente devido a falha, ele poderá solicitar, por meio Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
No exterior, os modelos Volvo V60, V60 Cross Country, V90, V90 Cross Country e XC60 também entram no recall. De acordo com a montadora, a taxa de defeito nestes modelos é de 100%.
Chassis não sequenciais envolvidos: YV1LFA2CCM1689489 a YV1LFBACDM1691618