Primeira Classe

Carros famosos de casamentos da realeza

Harry e Meghan vão desfilar de carruagem e Mini; relembre quais foram os carros da realeza usados em outros casamentos de príncipes e princesas

Rafaela Borges

10 de mai, 2018 · 9 minutos de leitura.

Carros da realeza" >
Carros da realeza
Crédito: Kate, duquesa de Cambridge, chegou com o Rolls-Royce Phantom IV personalizado para a rainha Elizabeth a seu casamento (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)

O casamento do príncipe Harry da Inglaterra com Meghan Markle é um dos assuntos mais comentados neste mês. Já sabemos onde será o evento (no próximo sábado, 19 de maio) e até mesmo que os convidados terão de levar o próprio lanche. Mas quais serão os carros da realeza usados pela noiva e pelo noivo?

LEIA TAMBÉM

 

Publicidade


Por enquanto, o único veículo confirmado para a cerimônia não faz parte do rol de carros da realeza. Trata-se de um Mini preparado especialmente para o evento.

É possível que os noivos usem esse Mini na saída da festa que ocorrerá no Palácio de Windsor. Isso porque, para a saída da cerimônia religiosa, já está confirmado que eles usarão carruagem (para desfilar pela cidade de Windsor).

Na verdade, o casal escolheu duas carruagens. Uma será usada se o dia estiver ensolarado; outra, se chover (o que é mais provável na Inglaterra).


 

Você também pode conversar comigo por meio de meu perfil no Instagram e minha página no Facebook

 


Se o tempo estiver ensolarado, Meghan e Harry vão desfilar em uma carruagem Ascot Landau pela cidade de Windsor, onde ocorrerá o casamento. Trata-se de um dos cinco modelos Ascot do Palácio de Windsor.

Essa carruagem já participou de cerimônias de coroação. Uma curiosidade: foi com ela que Harry deixou a cerimônia de casamento de seu irmão, William.

Se chover, o casal desfilará em uma carruagem fechada, construída em 1830. Trata-se da Scottish State Coach.


Agora, resta saber com que carro os noivos vão chegar à cerimônia. Especialmente a noiva, que é sempre o centro das atenções.

 

FOTOS: OS MAIS FAMOSOS CARROS DE CASAMENTOS DA MONARQUIA


 

 

CARROS DA REALEZA EM CASAMENTOS

Outros carros da realeza ficaram famosos em casamentos de príncipes e princesas. Em 2011, Kate Midleton, agora Duquesa de Cambridge, chegou à cerimônia a bordo de um Rolls-Royce Phantom VI Landaulet 1977, um dos principais veículos da garagem real.


A cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster, em Londres. O sedã de seis metros e sete lugares foi produzido especialmente para o jubileu de prata da rainha Elizabeth – quando ela completou 25 anos de reinado.

Sua carroceria é diferente da do modelo “básico”, por ter teto elevado (para não amassar os chapéus da dona), com janelas, e vidros maiores e reforçados.

Após a cerimônia, William e Kate desfilaram por Londres de carruagem. Porém, a saída da festa, que ocorreu no Palácio de Buckingham, foi bem mais estilosa. O casal deixou o evento a bordo de um clássico Aston Martin DB6 Volante.


Produzido no fim da década de 1960, o Aston pertence a Charles, pai de William e Harry. William fez questão de sair da festa ao volante do carro.

O DB6 dos anos 60 foi o primeiro conversível da Aston Martin a receber o “sobrenome” Volante, que é usado até hoje.

SUÉCIA

A Volvo, como era de se esperar, domina os casamentos reais na Suécia. O príncipe e a princesa se associaram à marca sueca para suas respectivas cerimônias.


Uma frota de XC90 foi usada para levar os convidados do aeroporto ao hotel em 2015, durante os eventos do casamento do príncipe Carl Philip com a princesa Sofia.

Já para o casamento de Vitoria (em 2010), primeira na linha de sucessão ao trono sueco, a Volvo personalizou uma frota de modelos S80 e V70. Foram com esses automóveis, todos na cor branca, que os convidados chegaram à cerimônia.

MÔNACO

Depois da família real da Inglaterra, a de Mônaco talvez seja a mais conhecida. E seus príncipes e princesas não deixaram a desejar no quesito carros da realeza.


A estrela do cinema Grace Kelly chegou com um Rolls-Royce Wraith a seu casamento com o príncipe Rainier III. Após o evento, em 1956, o casal desfilou pelas ruas do principado com o mesmo carro.

Tem mais: o príncipe e a princesa de Mônaco ganharam diversos presentes de casamento. Sem dúvidas, o melhor deles foi um Silver Cloud, dado ao casal pela própria Rolls-Royce.

Anos depois, o filho de Grace e Rainier, Albert, ganhou um presente de outra montadora. A Lexus construiu um carro especial para o casamento do príncipe com a nadadora Charlene Wittstock, em 2011.


O exemplar exclusivo, um LS600h Landaulet, ganhou um teto retrátil de policarbonato. A modificação foi feita em parceria com a empresa belga Carat Duchatelet, que levou mais de 2 mil horas para realizar a transformação.

OUTROS CARROS DA REALEZA

A Rolls-Royce é a “rainha” dos carros da realeza. E também dos casamentos reais. Modelos da montadora foram usados por noivos de diversas monarquias ao redor do mundo.

A marca foi a escolha do príncipe Billah, de Brunei, quando se casou com Sarah Salleh em 2004. Todo modificado, o Silver Spur ganhou uma personalização de gosto duvidoso, com amplo uso de dourado.


Na Espanha, um Phantom VI foi a escolha da infanta Cristina, irmã do atual rei da Espanha, Felipe. Cristina, filha do ex-rei Juan Carlos, se casou com Iñaki Undargarin em 1997.

No ano passado, Undargarin foi condenado a seis anos de prisão, acusado de fraude e corrupção.

Essa lista tem também algumas escolhas inusitadas. Rainha da Holanda entre 1980 e 2013 (quando abriu mão do trono a favor do filho Willem-Alexander), Beatrix deu ao marido, Claus, um Fiat como presente de casamento (em 1996). Trata-se de um 2300 S Coupé.


A Citroën também já participou de casamentos reais. Um CX Prestige Landaulet de 1980 foi o carro oficial do casamento de Henri e Maria Theresa, de Luxemburgo.

Neste ano, o CX foi vendido para um concessionário Citroën de Paris, em leilão. O valor? Quase 100 mil euros (cerca de R$ 430 mil).

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.