Primeira Classe

O novo líder dos SUVs compactos

Segmento está pegando fogo neste ano, com mudanças na primeira posição mês a mês. Desta vez, o número 1 é o SUV Renegade

Rafaela Borges

29 de abr, 2018 · 5 minutos de leitura.

SUV Renegade" >
SUV Renegade
Crédito: Jeep é o compacto mais vendido em abril (Foto: Felipe Rau/Estadão)

No segmento mais badalado do Brasil, a briga em 2018 está pegando fogo. Mês a mês, há mudanças na liderança da categoria de SUVs compactos. Em abril, a primeira posição já está garantida: ela é do SUV Renegade, da Jeep.

LEIA TAMBÉM

Porém, é importante ressaltar que a liderança é restrita aos SUVs compactos. Na categoria como um todo, o primeiro lugar voltar a ser ocupado pelo Jeep Compass, que é modelo médio.

Publicidade


A briga dos SUVs compactos está tão quente que esta já é a terceira alternância na primeira posição no ano. Isso em apenas quatro meses.

Confira o perfil da autora do blog no Instagram

Nos dois primeiros meses do ano, ela foi ocupada pelo Honda HR-V. Em março, ficou, pela primeira vez, com o Nissan Kicks. Agora, é a vez do SUV Renegade.


 

VEJA TAMBÉM: CARROS COM CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ABSURDO

 


SUV Renegade na frente

Os dados de vendas que mostrarei a seguir são os registrados entre 1º e 27 de abril. Com isso, falta apenas um dia de emplacamentos para o encerramento do mês.

O SUV Renegade não pode mais ser alcançado. Ele somou 4.311 emplacamentos no período.

O segundo colocado é o Hyundai Creta, que mostra reação após um início de ano difícil. O modelo, porém, está bem atrás do SUV Renegade. Ele somou, no período, 3.675 emplacamentos.


O Nissan Kicks aparece na terceira posição, com 3.582 unidades vendidas. O Honda HR-V caiu bastante: com 3.394 emplacamentos, ocupou apenas o quarto lugar.

Com isso, o HR-V já começa a ser ameaçado pelo Kicks no acumulado do ano. Sua vantagem, no momento, é de apenas 327 unidades. Nesse ritmo, pode ser ultrapassado pelo Nissan já no mês que vem.

Uma outra briga

Os demais modelos travam uma briga na seção de baixo do ranking de SUVs compactos. No duelo particular entre EcoSport e Tracker, o Ford começa a abrir vantagem.


De 1º a 27 de abril, o EcoSport somou 2.810 emplacamentos. O Tracker teve 2.476 unidades vendidas.

Com isso, o Ford foi o quinto mais vendido do segmento. O Chevrolet ficou com o sexto lugar.

No sétimo lugar, por ora há um curioso empate entre dois modelos de mesma marca. Duster e Captur registraram, no período, 1.593 unidades vendidas.


O WR-V e o 2008 fecham o ranking. O Honda somou 1.131 emplacamentos e o Peugeot, 738.

O Jeep Compass, líder do segmento geral de SUVs, teve 4.438 emplacamentos em abril.

Novidades

A briga no segmento de SUVs vai ficar ainda mais quente a partir de 2019. A líder Chevrolet terá um novo modelo no segmento, sucessor do Tracker. O carro será feito no Brasil (veja aqui) – o veterano vem do México.


A Volkswagen vai também lançar um SUV compacto. Além disso, terá um modelo médio nesse segmento – quando ele chegar, em 2020, a tendência é o Tiguan de cinco lugares deixar de ser oferecido.

A Toyota também planeja ter um SUV compacto nacional, adaptação de um modelo de sua marca de baixo custo Daihatsu.

Agora, resta saber se a Fiat vai entrar ou não nesta briga. A marca estudava, no ano passado, criar um SUV da Toro. Há possibilidade, porém, de continuar mantendo seus esforços para o segmento na marca Jeep.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.