Primeira Classe

Novo CR-V vai deixar rivais apavorados

Novo CR-V poderá ter um trunfo que é receita infalível para cativar os clientes de SUVs médios

Rafaela Borges

15 de nov, 2017 · 6 minutos de leitura.

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Novo CR-V
Crédito: Modelo poderá ser o SUV de sete lugares mais racional do Brasil (Foto: Honda)

Diversas pessoas que conheço me perguntam frequentemente sobre opções de SUVs de sete lugares abaixo de R$ 200 mil. A má notícia: quase não existem. A boa notícia: o novo CR-V vai mudar bastante esse cenário.

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A nova geração do SUV médio deverá vir em versão única. Segundo fontes, é altamente provável que venha a de sete lugares. Isso é motivo suficiente para tirar o sono dos principais concorrentes - a saber: Jeep Compass, os Hyundai ix35 e Tucson e possivelmente o Chevrolet Equinox.

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Nenhum dos citados tem versão de sete lugares. De fato, a opção mais racional do segmento de SUVs com terceira fileira de bancos é o Hilux SW4.

No entanto, o SW4 a diesel sai por bem mais de R$ 200 mil. Quem quiser economizar terá de comprar o modelo flexível de sete lugares, por R$ 171.140.

O problema é que o SW4 flexível é lento. Pior: tem um dos maiores consumos de combustível do Brasil.


No entanto, vende absurdamente bem. Frequentemente, ultrapassa as mil unidades emplacadas e fica entre os dez SUVs mais vendidos do Brasil. Mesmo com esse preço todo.

Afinal, se não há opção, há quase um monopólio. O Hyundai Santa Fe, que agora só tem sete lugares, já fica bem próximo dos R$ 200 mil. E há o Dodge Journey, que, além de trazer motor V6, custa R$ 143 mil, aproximadamente.

O modelo da Dodge, porém, não tem grande apelo no mercado. A Chrysler, aliás, não vem investindo muito em campanhas para carros que não sejam da marca Jeep.


Entre os SUVs médios, a opção de sete lugares é o Discovery Sport, que, para o segmento de luxo, vende bem. Qual é o problema dele? Bem, estamos falando de um Land Rover. Assim, mesmo sendo médio, ele tem preços bem altos. A opção com a terceira fileira custa muito mais de R$ 200 mil.

As demais opções são de segmentos de extremo luxo. Entre os exemplos, há o Volvo XC90 e o Audi Q7. Nesses casos, a tabela ultrapassa os R$ 300 mil.

O QUE ESPERAR DO CR-V?


A Honda já está na defensiva. Trará o CR-V para um público específico, que é fã desse modelo, informa. Não será para concorrer em vendas com o Equinox e o Compass.

Ok, Honda, entendemos. Mas a história dos sete lugares é realmente uma arma e tanto. O público quer isso, e o SW4 é a prova. Compass e Equinox não têm essa possibilidade. Assim, quando o CR-V chegar, talvez as rivais se perguntem: por que não pensamos nisso antes?

Além disso, o público formado por pessoas que desejam o CR-V, é amplo. Antes da chegada do HR-V - quando a Honda aumentou os preços do SUV maior e parou de investir em ações de varejo para ele -, o médio estava entre os utilitários mais vendidos de seu segmento.


Nas redes sociais do Jornal do Carro, são constantes os questionamentos sobre a data de chegada do novo Honda CR-V. Ou seja, o carro tem credibilidade.

Lá vai a resposta, então: a nova geração do SUV médio chega no outono brasileiro. Em outras palavras: em algum momento entre março e junho de 2018.

Ele terá o motor 1.5 turbo do Civic (cerca de 175 cv), carro com o qual compartilha plataforma. Deverá vir apenas com tração 4x4.


E o preço? Como ele não virá mais do México, passará a recolher o imposto de importação. Por isso, ficará mais caro que o atual, que, embora tenha parado de ser importado, ainda está no site da Honda por R$ 148 mil.

O palpite é a nova geração venha com valores entre R$ 160 mil, ou no máximo R$ 170 mil. Acima disso, ficará muito fora da realidade. Nesse caso, de fato não fará nem cócegas no Compass e no Eq

 


 

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