A Yamaha apresentou a linha 2019 da pequena trail Crosser 150. Agora ela vem equipada com freio ABS na roda dianteira e disco maior – de 245 mm contra 230 mm na antiga sem ABS. Atrás, sai o tambor de freio de 180 mm e entra um disco de 203 mm. Ela chega às lojas em março com preços de R$ 12.390 e R$ 12.590 pelas versões S e Z, respectivamente. Isso significa que a tabela subiu R$ 1.000 em cada versão.
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A configuração S, que tem um estilo mais urbano, se diferencia pelo uso apenas do para-lama baixo, rente à roda. As cores disponíveis são a branca e preta. Na versão Z há um superior, fixado junto ao farol e o inferior é mais curto. Além disso, ela traz as proteções das bengalas – o famoso guarda-pó. As opções de cor são a azul e a preta.
O trem de força não teve alterações. Manteve o motor monocilíndrico de 149 cm³, arrefecido a ar e flexível. Rende até 12,4 cv a 7.500 rpm e 1,3 mkgf a 6.000 rpm. A transmissão é de cinco velocidades.
Nova regra de segurança
A Crosser 150 seguiu a mesma estratégia mercadológica da nova Lander 250 ABS. Oferecer o sistema anti-travamento (ABS), mas apenas na roda dianteira. Segundo a Yamaha, isso garante mais segurança, mas reduz o custo de produção do que se adotar a tecnologia nas duas rodas.
A nova resolução que entrou em vigor no início desse ano estipula que as motos à venda no Brasil sejam equipadas com um dos dois sistemas de assistência a frenagem. Para modelos até 300 cm³ a marca pode adotar o sistema de freios combinados, mas acima disso é obrigatório o uso de ABS, devido a maior potência e torque dos modelos.