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Yamaha MT-03 e Neo 125 2020 ficam mais caras
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Yamaha MT-03 e Neo 125 2020 ficam mais caras

Yamaha MT-03 agora custa R$ 300 a mais e a Neo 125 sai por valor R$ 100 maior na linha 2020

Redação

14 de fev, 2019 · 3 minutos de leitura.

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YAMAHA MT-03 2020. CRÉDITO: YAMAHA
Crédito:

A Yamaha se antecipou e lançou as linhas 2020 da MT-03 e da Neo 125. A Street bicilíndrica e a CUB estão mais caras para o próximo ano. A MT-03, que antes custava R$ 21.690, agora sai por R$ 21.990 – um aumento de R$ 300. A Neo 125 passou de R$ 8.290 para R$ 8.390, R$ 100 a mais. Esses preços são sem o frete.

Além disso, a MT-03 ganhou uma nova cor, o Cinza Fosco batizado de Ice Fluo. A pintura traz detalhes em laranja nas rodas, emblemas, nome do modelo e uma faixa sobre o tanque. As outras opção são o preto e o azul.

Na Neo 125, a única alteração foi uma pequena mudança nas luzes de seta na traseira, para atender novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a adoção dos refletores laranjas que havia nas laterais traseiras.

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Mecânica inalterada nos modelos

A MT-03 mantém o motor bicilíndrico de 321 cm³ que rende 42 cv 10.750 rpm e 3 mkgf a 9.000 rpm. A transmissão é de seis marchas. Os freios são a disco e têm sistema ABS (antitravamento).

No caso da NEO 125, é o monocilíndrico de 125 cm³ que desenvolve 9,8 cv a 8.000 rpm e 1 mkgf a 5.500 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT. Os freios, a disco na frente e tambor atrás, têm sistema combinado, que aciona o dianteiro sempre que o traseiro é aplicado.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.