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Lei quer criar ‘Autobahn’ na Califórnia
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Lei quer criar ‘Autobahn’ na Califórnia

Projeto de lei quer criar uma faixa sem limite de velocidade ligando Los Angeles a San Francisco

Redação

21 de fev, 2019 · 4 minutos de leitura.

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autobahn
As placas serão em inglês, mas a ideia é ter o mesmo sem limite. CRÉDITO: Morris Mac Matzen/Reuters
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O senador da Califórnia, John Moorlach, quer criar um pedacinho da Alemanha nos Estados Unidos. Ele apresentou uma proposta de lei que permitirá criar faixas sem limite de velocidade entre Los Angeles e San Francisco.

O projeto contempla duas faixas extras em cada lado da rodovia que liga as duas cidades, na Interestadual 5 e a Highway 99. A ideia é que a distância entre Los Angeles e São Francisco pudesse ser feita em apenas 2,5 horas a uma velocidade de 160 km/h, como exemplo, usando essas faixas.

Essa proposta veio a público logo após o cancelamento do projeto de trem-bala que ligaria as duas cidades. O projeto teve problemas de custo superior ao original e também de atraso no cronograma para ficar pronto, segundo o jornal Los Angeles Times.

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Alemanha está indo na contramão

Um órgão da Alemanha, que tem como missão indicar medidas para diminuir os danos ambientais provocados pelos meios de transporte propôs o fim dos trechos sem limites. Também saem dele propostas como aumento dos impostos sobre os combustíveis ou cotas mínimas de eletrificação.

O objetivo é ajudar o país a reduzir as emissões de poluentes e cumprir as metas estabelecidas pela União Europeia. A proposta da comissão para reduzir a poluição é justamente o fim da liberação completa da velocidade na rede Autobahn. Em vez disso, passaria a haver um limite de 130 km/h.


O pacote de medidas também inclui o aumento de impostos sobre os combustíveis a partir de 2023, o fim dos incentivos fiscais para carros a diesel e cotas mínimas para vendas de modelos elétricos e híbridos. O resultado prometido é animador. Seria cortada pela metade a emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

As recomendações serão apresentadas no fim de março ao governo. Este, por sua vez, pretende promulgar uma nova lei a respeito ainda em 2019. Será necessária uma boa dose de tato e habilidade política. Isso porque tais mudanças certamente desagradarão muitas pessoas. A começar pelos fãs da Autobahn.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.