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Startup promete bateria com autonomia de até mil km
Tecnologia

Startup promete bateria com autonomia de até mil km

Suíça Innolith usará eletrólitos inorgânicos para aumentar densidade de bateria e entregar autonomia três vezes maior do que modelos atuais

Redação

05 de abr, 2019 · 2 minutos de leitura.

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Bateria da Innolith é mais segura do que atuais de íons de lítio
Crédito:Foto: Innolith/Divulgação
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Uma startup suíça está trabalhando em uma super bateria para carros elétricos capaz de dar autonomia de até mil quilômetros para um veículo. A Innolith fará um sistema com tecnologia de eletrólitos inorgânicos não inflamáveis, uma mudança radical na composição das baterias de carros elétricos.

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O uso de eletrólitos não inflamáveis elimina o risco de incêndios em acidentes graves. Hoje, se o pacote de baterias se rompe numa batida mais forte, o risco de incêndio é muito alto. Os modelos atuais usam íons de lítio na composição e são menos estáveis do que o novo sistema da Innolith.

O QUE O CARRO ELÉTRICO NÃO TEM – E É BOM POR ISSO

Segundo a empresa, a novidade também dispensa o uso de materiais nobres para a produção. Isso deve baixar os custos da nova bateria


Recarga de bateria demorará mais

No entanto, o tempo de recarga será proporcional à autonomia maior. Portanto, a nova bateria levará mais tempo para recarregar do que as atuais com autonomia menor.

A Innolith prevê que a novidade chegue ao mercado em até cinco anos. O equipamento será fabricado na Alemanha, país de lançamento da tecnologia.

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Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.