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Novo Volvo S60 chega em agosto em 3 versões
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Novo Volvo S60 chega em agosto em 3 versões

Meta é igualar vendas do Volvo S60 à dos sedãs da Audi

Rafaela Borges

12 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Novo Volvo S60
Novo Volvo S60
Crédito:Foto: Volvo/Divulgação
Novo Volvo S60

O Volvo S60 será a próxima arma da marca sueca para reforçar a missão de tirar da Audi o terceiro lugar no ranking de vendas de montadoras de luxo. O sedã chega em agosto em três versões.

A marca trará o Volvo S60 nas versões T4, T5 e T8. Elas devem vir ao mesmo tempo. Se alguma atrasar, será a T5.

A Volvo espera que a de entrada, T4, responda pela maior parte das vendas. Isso já ocorre com o XC40. A T4 tem 45% do mix, ante os 25% da T5 Momentum e os 30% da T5 R-Design.

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Para a Volvo, o S60 terá grande importância na luta pelo terceiro lugar, pois faz parte do segundo segmento mais importante no mercado de carros de luxo. No ano passado, foram vendidos no Brasil 11 mil sedãs médios premium.

O líder é o Mercedes-Benz Classe C, que teve pouco mais de 4,5 mil emplacamentos, enquanto o BMW Série 3 teve vendas superiores a 3 mil exemplares. O alvo da marca com o Volvo S60, no entanto, é a Audi.

Em 2018, foram vendidos cerca de mil A4 e 500 A5, que a Volvo também considera rival do S60. A expectativa da montadora sueca é, em um ano completo, comercializar 1.400 exemplares de seu sedã.


A marca não acredita, porém, em crescimento do segmento. Por isso, acredita que conseguirá atrair clientes dos outros sedãs da categoria.

Detalhes sobre o Volvo S60

O sedã será o quinto produto da plataforma SPA lançado no Brasil. Por aqui, a marca já vende o XC90, o XC60 (líder de vendas da Volvo no País), o S90 e a V60. Da nova gama de produtos da montadora, apenas o XC40 usa uma base diferente.

O Volvo S60 é o primeiro carro da marca feito nos Estados Unidos – em Charleston, Carolina do Sul.


Todas as versões usam motor 2.0 turbo, mas com diferentes potências. No caso da topo de linha T8, esse propulsor tem um compressor e rende 320 cv e é associado a um elétrico de 87 cv. O conjunto híbrido gera 407 cv.

No caso do T5, o motor 2.0 entrega 254 cv. A potência estimada para o T4 é de 190 cv (como no XC40 de entrada).

 


Vídeo relacionado: Tudo sobre o Volvo XC40 T4

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.