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Hyundai HB20 atinge a marca de 1 milhão de carros no Brasil
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Hyundai HB20 atinge a marca de 1 milhão de carros no Brasil

HB20 foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012. Exemplar número 1 milhão foi vendido em Curitiba

Redação

20 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Hyundai HB20 1 milhão
A professora Carolina de Oliveira, de Curitiba, comprou o milionésimo HB20
Crédito:Crédito: Hyundai/Divulgação

Um dos modelos preferidos dos brasileiros, o Hyundai HB20 atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no País. O exemplar de número 1 milhão foi entregue pela autorizada Sevec, em Curitiba. A compradora foi a professora universitária Carolina Camargo de Oliveira. Ela escolheu a versão Premium 1.6, com câmbio automático, na cor cinza, e recebeu brindes e uma placa comemorativa.

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O Hyundai HB20 foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012. Foi o modelo que iniciou a operação da Hyundai Motor Brasil. Ele deu origem a uma família, composta também pelo sedã HB20S e pela versão com apelo aventureiro HB20X. É produzido em Piracicaba (SP), junto com o SUV Creta.

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Em agosto de 2018, a fábrica de Piracicaba comemorou a marca de 1 milhão de carros produzidos em suas instalações, entre HB20 e Creta. Nessa ocasião, os dois modelos ganharam uma série especial limitada a 4.500 unidades (2 mil para o Creta, 1.200 para o HB20 hatch e 1.300 para o sedã).


+ HB20 tem mudanças em linha 2019

Em sete anos de mercado, o HB20 teve apenas uma atualização de meia vida. Nela, a mudança mais visível foi no desenho da grade dianteira. Além disso, vieram incontáveis séries especiais. Agora, o modelo se prepara para receber uma reformulação visual mais significativa. Ela será apresentada no segundo semestre deste ano

Hyundai HB20 deverá mudar sem revolucionar

Ainda que a marca possa apresentá-lo como uma “nova geração”, o próximo HB20 não mudará tanto. Ele manterá a plataforma já usada atualmente e o facelift não mudará a essência do modelo. Afinal, o HB20 atual é bem resolvido nesse aspecto e agradou o consumidor brasileiro.


O principal aperfeiçoamento será no espaço interno. Isso será feito com a ampliação da distância entre-eixos em alguns centímetros. O objetivo é claro: fazer frente a VW Polo e Fiat Argo.

Os dois modelos – que não estavam no mercado quando o HB20 foi lançado – são amplos para os ocupantes do banco traseiro. E essa sempre foi uma das maiores deficiências do Hyundai.

Na parte mecânica, continuará havendo pelo menos duas opções de motor, além de câmbio manual e automático. O atual propulsor 1.0 aspirado terá melhorias. Acima dele, haverá uma opção mais forte. Pode ser uma versão revista do 1.6 atual, ou um novo 1.0 turbo com injeção direta.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.