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Chevrolet realiza feirão na fábrica
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Chevrolet realiza feirão na fábrica

Chevrolet vai oferecer neste fim de semana Onix LT, Prisma Joy e Tracker com condições especiais

Redação

26 de abr, 2019 · 5 minutos de leitura.

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Chevrolet Onix
No feirão de fábrica da Chevrolet, Onix LT sai de R$ 47.490 por R$ 43.990, desconto de R$ 3.500.
Crédito:Rafael Arbex/Divulgação

A Chevrolet vai fazer neste final de semana seu tradicional feirão de fábrica. Entre as ofertas, a empresa está anunciando o Onix LT 1.0 na cor preta por preços a partir de R$ 43.990. A oferta representa desconto de 7,4% em relação aos R$ 47.490 originais.

Além do preço à vista, a Chevrolet oferece a opção de pagamento com 80% de entrada (R$ 35.192) e saldo em 12 parcelas mensais de R$ 748,18. Nesse caso, não há juros, mas a taxa CET (custo efetivo total) é de 3,837% ao ano. Com isso, o modelo sai por R$ 44.170,16. No caso do financiamento, há também cobrança de R$ 690, por causa da tarifa de confecção de cadastro (TCC).

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O sedã Prisma Joy também tem condições especiais. O modelo, que tem preço sugerido de R$ 49.990, no feirão será oferecido por R$ 45.990 (também na cor preta). O abatimento é de R$ 4 mil, ou 8%. Da mesma forma como no Onix, o sedã pode ser adquirido com entrada de 80% (R$ 36.792) e saldo em 12 prestações mensais de R$ 782,20. Com o custo efetivo total de 3,83%, o modelo sai por R$ 46.178,40, fora a TCC (R$ 690).

SUV usado como parte de pagamento do Tracker

Quanto ao Tracker Premier, não há desconto sobre o preço sugerido (R$ 104.290). Por outro lado, a montadora aceita o carro usado com pagamento de 100% da tabela Fipe, além de contar com taxa zero em 36 vezes. Mas para isso o usado tem que ser outro SUV.


De acordo com a Chevrolet, o veículo usado a ser dado como parte de pagamento deverá ser nacional, do mesmo segmento do Tracker. E só serão aceitos carros da Chevrolet, Volkswagen, Ford, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Renault e Toyota. Não serão aceitos automóveis utilizados como táxi e veículos comerciais e/ou modificados.

A montadora estipulou também que o veículo deve ter ano de fabricação a partir de 2016 e não ter rodado mais de 10 mil km por ano. Além disso, a Chevrolet só vai aceitar veículos que tenham passado por todas as revisões em concessionárias. Ele deverá também ter manual, chave reserva, pneus em bom estado, itens de segurança de fábrica e sem avarias.

Outras condições impostas pela marca: o carro deverá estar com IPVA e DPVAT quitados (relativos a 2019 e anos anteriores), além de estar em nome de pessoa física, a mesma que será a compradora do novo carro.


Horário de funcionamento

O feirão vai funcionar no sábado e domingo, das 9 às 19 horas. A Chevrolet fica na Avenida Goiás, 1.805, Portão 1, em São Caetano do Sul.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.