Os modelos da Volkswagen com refrigeração a ar se tornaram alguns dos carros mais icônicos do mundo. Os saudosos Fusca e Kombi são a maior prova disso. Eles se tornaram a paixão de milhares de fãs pelo mundo. Um deles, o portorriquenho Norman Gonzalez, construiu uma coleção privada com 170 exemplares. Há muitos Fuscas, mas também Karmann-Ghia, ônibus e outras joias da VW. E esse museu, chamado de Volkyland, está à venda.
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Instalado em um galpão na costa sudoeste da ilha de Porto Rico, o Volkyland é o maior museu privado da Volkswagen no mundo. Gonzalez já vinha pensando em fechá-lo havia muito tempo. Ele está chegando a uma idade em que a tarefa de cuidar do espaço em tempo integral se tornou muito pesada. Aos poucos, ele foi reduzindo o horário de abertura ao público, até que o espaço passou abrir apenas aos domingos, e fechou no verão passado.
A família do colecionador contou com a ajuda do avaliador de automóveis Randy Carlson, que apresenta um programa de TV no canal Discovery, para fazer o inventário e posterior venda dos carros. Quando viajou até Porto Rico pela primeira vez para visitar Volkyland, ele já tinha visto fotos do espaço. Mesmo assim, ficou maravilhado, como se estivesse entrando na Fantástica Fábrica de Chocolate.
Acervo de Volkyland inclui raros Fusca e Kombi
Apesar da dificuldade que Gonzalez vinha tendo para manter o museu, as instalações são impressionantes e continuam bem cuidadas. O maior destaque é a coleção de Fuscas, que inclui três raros exemplares da fase Zwitter, de 1952, com vigia traseiro bipartido. Há ainda alguns Baja Bugs, variante buggy do carro, e duas unidades mexicanas da edição derradeira de 2003.
A ala das Kombis também dá gosto. Tem uma ambulância 1962 original, um carro de bombeiros de 1964 e, desse mesmo ano de fabricação, um lindo exemplar turquesa com 21 janelas.
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Entre os modelos exóticos, há um New Beetle da década de 2000 que passou por uma curiosa alteração mecânica. Ele ganhou motor traseiro com refrigeração a ar, como os Fuscas clássicos. A Grumman KubVan de 1983 é uma predecessora do caminhão de correio Grumman LLV que o serviço postal norte-americano usa até hoje. E não faltam exemplares de Fusca que passaram pelas transformações mais loucas possíveis.
Com o anúncio da venda da coleção, Volkyland e o próprio Carson passaram a ser perseguidos por centenas de fãs. Todos querem tirar uma casquinha dos carros. Com tamanho alvoroço, o museu não irá mais abrir ao público e os compradores em potencial terão de sesubmeter a seleção e entrevista com o próprio Carlson. Mas toda essa loucura é justificada. Afinal, não é todo dia que a maior coleção privada da Volkswagen chega ao mercado.